Imposto

Cota única e 1ª parcela do IPVA 2025 vencem nesta segunda; veja como baixar boleto

Donos de veículos que fizerem o pagamento do IPVA 2025 em cota única até hoje terão 15% de desconto

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Começa nesta segunda-feira (7) o vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os proprietários de carros, motos, caminhões, ônibus ou micro-ônibus com placa final 1 e 2 registrados no Espírito Santo têm até hoje para realizar o pagamento da cota única ou da primeira parcela.

Os motoristas que fizerem o pagamento do IPVA em cota única terão 15% de desconto. Quem optar pelo parcelamento do imposto, poderá realizar o pagamento em seis vezes, com vencimento das cotas em abril, maio, junho, julho, agosto e setembro de 2025.

LEIA TAMBÉM:

O Espírito Santo tem uma das menores alíquotas do IPVA do país e a menor da região Sudeste: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários.

Os veículos com fabricação até 2009 serão isentos automaticamente do pagamento do imposto em 2025, por terem mais de 15 anos de fabricação. 

Como gerar boleto do IPVA 2025 no Detran-ES?

Os boletos estão disponíveis na internet. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), as guias de pagamento não são encaminhadas para o endereço dos contribuintes.

A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita pelo site da Secretaria Estadual de Fazenda ou do (Detran-ES).

Não é preciso imprimir o boleto para que o pagamento seja realizado. Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência. 

Calendário de pagamento do IPVA 2025 no ES

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.