Os recorrentes saques de benefícios do trabalhador ao longo do ano podem levar algumas pessoas a confusões e enganos na hora de sacar seu dinheiro. As cotas do PIS e o abono salarial, por exemplo, são direitos diferentes.
O abono salarial é um benefício constitucional de direito do trabalhador que possui cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS e atendam às condições previstas em lei, como constar na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O valor do abono é de até um salário mínimo, proporcional aos meses trabalhados no ano-base.
Já o PIS corresponde aos valores de cotas destinadas aos trabalhadores que possuíram carteira assinada no período de 1971 a 04/10/1988. Nesta sexta-feira (20) a Caixa liberou um montante de R$ 217 milhões para o saque de mais de 140 mil de trabalhadores capixabas com direito às cotas.
Leia também: Mais de 140 mil trabalhadores capixabas tem direito às cotas do PIS; montante chega a R$217 mi
Mais informações
A Caixa disponibiliza um site exclusivo para atender aos trabalhadores com direito a cotas do PIS, onde é possível consultar além de valores, calendário de pagamento, locais para o saque e documentação necessária.
O cotista também pode acessar as informações pelo aplicativo Caixa Trabalhador e nos terminais de autoatendimento, por meio do Cartão e Senha do Cidadão.