Se a maré econômica não está para peixe em nenhum setor, a concorrência gerada com a abertura de dois shoppings e a instalação de estacionamento rotativo nas ruas da Glória, em Vila Velha, só contribuiu para a queda das vendas e consequente fechamento de lojas na região. A situação é relatada por alguns lojistas do polo comercial do bairro.
Para a empresária Marliane de Souza, a presença dos shoppings, aliada à crise financeira geral, promoveu a queda nas vendas no polo; mas a lojista acredita também que as vendas nos empreendimentos também apresentaram piora. “A recessão é generalizada”, avalia.
A Associação e União dos Comerciantes, Industriários e Profissionais Liberais da Glória (Uniglória) reforça que a crise é a grande vilã. A vice-presidente da associação, Valéria Facini, atribui ao cenário econômico, que é ruim em todos os segmentos do comércio, o principal motivo da diminuição do poder de compra do consumidor.
“A retração do mercado é a principal responsável pela queda nas vendas. A redução de clientes comprando pode ser notada também nos shoppings”, avaliou.
Quanto ao estacionamento rotativo, Valéria acredita que a medida melhorou o acesso dos clientes. “Agora, o consumidor pode estacionar com mais facilidade, sabe que pode ir de carro à Glória e vai ter vaga para parar. Sem falar que o rotativo é muito mais barato que o estacionamento de um shopping”, lembrou a vice-presidente.
Melhorias
Valéria admitiu que problemas de diversas ordens vêm provocando queda nas receitas do setor têxtil. Citou que medidas para melhorias na região do polo da Glória vem sendo tomadas para retomar o crescimento das vendas, como a revitalização das ruas do bairro. A rua Santa Rosa receberá novo visual com obras de padronização e pavimentação, com previsão de entrega até o fim do ano.