O cenário de baixa atividade econômica e de restrição ao crédito deve diminuir a compra do Dia dos Namorados deste ano. Segundo pesquisa encomendada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Vitória à FlexConsult, 50,6% dos consumidores do Estado pretendem comprar menos que no ano passado. Os consumidores planejam desembolsar R$ 62,52, em média, para a compra de presentes.
Ao todo, 17,8% devem comprar o mesmo e apenas 8,7% acreditam que poderão comprar mais que em 2014. De acordo com o presidente da CDL Vitória, Carlo Fornazier, apesar de os números mostrarem uma desaceleração no consumo, houve uma melhora com relação aos dados apurados no Dia das Mães, quando quase 60% dos entrevistados disseram que pretendiam gastar menos. “Isso já indica uma percepção mais positiva por parte do consumidor”, afirmou.
Fornazier disse que a desaceleração econômica tem impacto em datas comemorativas como o Dia dos Namorados. “Com o crédito aos consumidores cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros, o poder de compra do consumidor está menor e, consequentemente, a maioria tem cortado gastos”, afirmou o dirigente.
Com base nos dados da pesquisa e no desempenho recente do comércio, a CDL Vitória projeta que as vendas de Dia dos Namorados devem registrar queda de cerca de 5% neste ano em relação a 2014.
Metodologia
O levantamento foi realizado pela Flex Consult entre os dias 17 e 22 de abril, na Grande Vitória e em mais 15 municípios capixabas. Foram feitas mil entrevistas domiciliares e nos pontos de afluência das residências. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais com nível de confiança de 95%.