O futuro da educação esteve em pauta nesta quarta-feira (18) no Data Business Educação, evento que discutiu desafios e novas tendências do setor. O encontro foi realizado na Escola Americana de Vitória.
Dividido em seis painéis, o evento, discutiu os fundamentos sobre o papel da educação contemporânea, o futuro da educação: inovações na metodologia de ensino, o impacto social da educação e o ensino superior como motor do desenvolvimento.
Os mediadores dos debates foram Mariana Buaiz, vice-presidente da Escola Americana de Vitória, Mariana Brandão, coordenadora de Relacionamento Institucional da Apex, Janaína Faria, head de Investimento Residencial da Apex e Lucia Dalia, Banker de Wealth da mesma empresa.
LEIA TAMBÉM:
IDEB 2024: o que os números realmente dizem sobre o ensino médio integral
Você também pode escrever: superando regras gramaticais e preconceitos literários
Aprendendo a aprender: técnicas simples para potencializar seu estudo
O diretor executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, chamou atenção para os debates que, muitas vezes, ficam nichados e não chegam ao conhecimento do público. Por isso, é importante o envolvimento dos canais de comunicação.
“O que a gente discute sobre as tecnologias e inovações no setor de educação, fica muito no mercado empresarial, no nicho empresarial, e o nosso papel aqui, como Rede Vitória, repercutiu isso. Como fazemos para democratizar tudo o que seja discutido aqui nos nossos veículos? TV, o Folha Vitória e nossas rádios… Com isso, a gente busca atingir mais pessoas e temos uma chance maior de buscar o desenvolvimento social econômico através da educação”, explicou o diretor-executivo.
Também estiveram presentes no evento o presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, o vice-presidente da Rede Vitória, Americo Buaiz Neto, o superintendente de Conteúdo, Alexandre Carvalho, e o superintendente das áreas Comercial e Marketing, Davi Wescley dos Santos.
Destacando que o padrão de ensino brasileiro precisa se alinhar às inovações do mundo para formar melhores profissionais no futuro, Fernando Cinelli, fundador e presidente da Apex, comentou:
“A gente acredita muito que um dos pontos principais debatidos no evento de hoje, que é o ensino brasileiro, seja fundamental, médio ou superior, deve começar a introduzir a metodologia de ensino para trazer uma perspectiva de excelência diferente, que melhora o capital humano, e nós, que somos uma empresa desse capital, é muito fundamental que as escolas e faculdades estejam na vanguarda daquilo que as melhores partes do mundo realizam, para termos gente boa trabalhando com a gente no nosso dia a dia”.
Cristiano Carvalho, CEO da Escola Americana de Vitória, complementou as perspectivas trazendo a importância da instituição receber um evento como o Data Business.
“Receber esse evento preenche uma lacuna no nosso Estado. O espaço de debate da educação, das demandas e das projeções é para que a gente consiga formar os líderes, para a gente ter as pessoas que vão conduzir nosso estado da forma mais preparada possível. Da mesma forma como eu parabenizo a Rede Vitória pela criação da coluna Espaço de Educação, parabenizo também pelo Data Business Educação, na sua primeira edição, para não faltar esses temas que são de relevância para o nosso estado”, afirmou.
Durante do Data Business, Paula Orrico, head de Dados da Futura, apresentou o relatório Educação: dados do setor, que traça um panorama do setor, mostrando o que o mercado de trabalho tem demandado e como a educação pode contribuir para a formação de novos líderes.
Um dos dados revelados é que há 20 anos, as grandes empresas buscavam executivos com expertise técnica, administrativa e financeira. A partir de 2007, as empresas passaram a buscam gestores com foco em soft (social) skills.
Educadores e gestores da área também debateram nos painéis inovações na metodologia de ensino, o impacto social da educação e o ensino superior como motor do desenvolvimento.