Manifestações: o que está por detrás da estratégia de Bolsonaro e da oposição
No aniversário de 470 anos de fundação de Vitória, levantamento da Connected Smart Cities 2021 aponta que a capital capixaba é a 5º cidade mais inteligente do Brasil, atrás somente de São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Brasília.
As chamadas smart cities têm como premissa o uso das tecnologias para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Ao todo, são avaliados 70 índices, separados em 11 tópicos: mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, energia, governança e economia.
Confira mais detalhes sobre a aniversariante do dia!
De acordo com o levantamento, Vitória se destacou no eixo de educação, ocupando a 1ª posição, a segunda colocação em saúde e a nona em governança, sendo considerada a cidade mais inteligente do país até 500 mil habitantes.
Meio ambiente (12º), Urbanismo (13º), Mobilidade (26º), Empreendedorismo (27º), Economia (30º) e Tecnologia da Informação (46º) são outros indicadores. De ponto negativo, o único indicador em que a capital não ficou entre as 50 posições foi o de segurança.
Ser uma cidade inteligente atrai investimentos
De acordo com o levantamento feito pelas consultorias europeias IJGlobal e M&E Global, 63% dos altos executivos de grandes bancos e instituições financeiras acreditam que a pandemia aumentará a procura pela chamada infraestrutura digital, à medida que as pessoas se tornam cada vez mais dependentes da conectividade.
Isso envolve áreas como 5G, internet das coisas e cidades inteligentes. Os países que não investem em infraestrutura digital correm maiores riscos de perder competitividade e ficarem para trás.
Pesquisa da consultoria Frost & Sullivan, que prevê que o mercado de Internet das Coisas — a tecnologia que permite a comunicação entre objetos, como postes de luz, carros ou câmeras de monitoramento — movimentará US$ 2,4 trilhões até 2025.
Por conseguinte, esse movimento ocorre enquanto Vitória já é uma das cidades mais inteligentes dentro do Brasil. Com o leilão do 5G, que deve ocorrer ainda em 2021, haverá maiores investimentos em infraestrutura digital em um cenário de juros baixos. Com o desenvolvimento do mercado de capitais, há a oportunidade de Vitória se destacar ainda mais como uma smart city, o que por sua vez atrai mais empresas e capital humano qualificado para o ES, rendendo frutos em longo prazo.
As perspectivas para os próximos anos da capital capixaba são, para dizer o mínimo, animadoras!
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória