Dinheiro em caixa: municípios capixabas encerraram 2021 com R$ 1,81 bilhão
Capital humano qualificado é um dos principais pilares que diferenciam a produtividade de cada região. Porém, além de formação acadêmica formal, o capital humano também integra conhecimentos práticos, experiências e a formação de valores. Nesse contexto, o Espírito Santo se destaca como o único estado do país em que possui diversos institutos de formação de lideranças empresariais distribuídas independentemente em várias regiões do estado.
A coluna de hoje destaca dentro desse ecossistema cinco instituições que compõem a Rede de Formação de Lideranças, instituições independentes que já foram responsáveis pela formação de 169 lideranças empresariais, que concluíram o ciclo de formação voltado para princípios de gestão, liberdade e estado de direito, havendo ainda 141 associados em processo de formação se somarmos todos os institutos do ES. Conheça mais sobre eles.
“As organizações de formação para lideranças colocam resultados a curto e longo prazo de forma constante. Essa formação começa alocando conceitos cruciais para a administração individual de responsabilidades desde gestão de tempo até soft skills”. É o que afirma o advogado e subcoordenador da Rede Formação de Lideranças, Lennon Guidolini, que passou pelo ciclo de formação do Instituto Jovens Líderes.
Ele aponta que os institutos também alocam princípios e valores ao redor da responsabilidade individual de cada associado. “Esse processo cria uma espécie de atmosfera que maximiza o potencial das lideranças”, complementa.
O mais antigo think tank desse ecossistema é o Instituto Líderes do Amanhã, fundado oficialmente em 2011. O consultor empresarial e atual diretor financeiro da organização, Caio Ferolla, aponta que a proposta do Ciclo de Formação é estruturada para estimular o desenvolvimento de lideranças. “Isso é feito a partir do estudo de obras literárias, palestras e visitas técnicas (conhecimento teórico e prático), produção de artigos de opinião e de podcasts (influência e disseminação de ideias), além de mediação, apresentação de eventos e participação em debates/júris simulados (oratória, capacidade argumentativa e eloquência)”, afirma. “Toda essa formação é pautada em cima de nossos valores: Economia de Mercado, Liberdade, Estado de Direito, Propriedade Privada e Responsabilidade Individual”, complementa.
A formação trazida por essas organizações visa também o desenvolvimento e a capacitação de jovens lideranças empresariais com potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios capixaba, o que também contribui para as empresas do estado.
Na opinião de Ferolla, “ter em seu quadro de lideranças associados em formação ou formados pelo Líderes certamente fará com que a empresa tenha membros capacitados com uma formação política, filosófica, econômica, gerencial e ética, além de comprometidos com os ideais de Liberdade e o Estado de Direito. Além disso, a convivência com lideranças de outras empresas também sempre trará novas ideias e soluções para dentro de suas empresas”, aponta.
Entre os exemplos citados, ele afirma que diversos projetos importantes, e que trouxeram resultados financeiros relevantes nas empresas de associados, “já saíram de ideias que foram elaboradas e desenvolvidas dentro dos encontros que acontecem toda segunda-feira no Líderes do Amanhã”, conclui.
Instituto Líderes do Amanhã – Vitória
Criado em 2010, é a mais antiga organização capixaba de formação de jovens lideranças empresariais. O ciclo de formação dura três anos, em que os associados são expostos à dezenas de estudos de livro, júris simulados, palestras, entre outras ações.
A organização é responsável pela realização do Fórum Liberdade e Democracia de Vitória, um dos maiores eventos do país a respeito de Economia de Mercado e Estado de Direito e que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro deste ano. A organização está com pré-inscrições abertas para seu processo seletivo.
Instituto Aliança Jovem – Linhares
Organização de formação de jovens lideranças empresariais comprometidas com o modelo de organização econômica, social e política, atuando desde 2015. A entidade já foi responsável pela formação de 41 lideranças empresariais desde então. Funciona em parceria com a Associação para o Desenvolvimento de Linhares e Região (ADEL), e organizarão o Fórum Liberdade e Empreendedorismo em 8 de agosto. Site Instagram
Instituto Jovens Líderes – Aracruz
Desde 2018 atuam na formação de jovens lideranças empresariais em Aracruz, já tendo sido responsáveis pela formação de 80 lideranças empresariais. Organizam o Fórum Liberdade, Atitude e Empreendedorismo, que ocorrerá neste ano em setembro. Instagram
Instituto Mais Líderes – Cachoeiro
Criado a partir de uma iniciativa do Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (MESSES), pautando-se no ideal democrático de liberdades e garantias individuais no sul do estado. Já formou quase 30 lideranças desde sua criação, sendo responsável pelo Fórum Mais Líderes. Site e Instagram
Instituto Líderes do Futuro – Colatina
Organização de formação de lideranças empresariais no norte do estado. Funciona desde 2019 em parceria com Associação Empresarial de Colatina e Região (Assedic), responsável pela formação de 70 lideranças empresariais até o momento. Instagram
Rede de Institutos de Formação de Lideranças
Em 2018, o ES em Ação incentivou a criação independente e a potencialização de institutos de formação de lideranças vinculados às associações da Rede Empresarial no Espírito Santo. Nela os representantes dos institutos se reunem periodicamente para troca de experiências aplicadas para aprimoramento da governança e no aprimoramento das práticas de formação das organizações.
Sobre o ecossistema de formação de lideranças do Espírito Santo
A Data Business é uma coluna que busca destacar as evoluções e potenciais do ambiente de negócios do Espírito Santo — o que inclui capital humano qualificado, que é desenvolvido também a partir de instituições de ensino formal, hubs de inovação e organizações de formação de liderança em gestão e em valores. Ao longo dos próximos meses, publicaremos mais edições que destacam esse ecossistema serão publicadas.
O ex-presidente da República, Michel Temer participará do evento promovido pela Aliança Jovem, que acontecerá no dia 8 de agosto, no Cerimonial Le Pallace. Inscrições neste link.
A Argentina já viveu dezenas de recessões econômicas desde 1951, mas as coisas pioraram nos últimos meses. Em junho a inflação oficial do país alcançou 64% no acumulado dos últimos 12 meses, apesar do aumento dos juros do Banco Central do país.
Entrevistei sobre o assunto o economista argentino Gustavo Segré. Veja no YouTube ou ouça no Spotify:
O Congresso aprovou o Projeto de Lei 2564/2020 que cria um piso salarial para os profissionais de enfermagem. E aprovou a PEC 11/2022 nesse mesmo sentido. Mas ambas as propostas possuem um erro básico: não indicaram de onde virá o dinheiro!
Ou seja, hoje não há nenhuma garantia de que esses profissionais receberão o piso prometido. O que deve acontecer agora? Meu comentário sobre o assunto:
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória