Conheça as Ligas de Mercado Financeiro de faculdades no Espírito Santo
O resultado das eleições presidenciais surpreendeu muita gente, mas não a equipe da Futura Inteligência e o seu cliente, o banco Modal Mais.
Na disputa de primeiro turno, realizada neste domingo (2), Jair Bolsonaro (PL) venceu em 16 capitais; e Lula (PT), em 11, mas o petista ficou na votação geral com 48% dos votos válidos, ante 43% do atual presidente da República — contrariando a expectativa de muitos institutos de pesquisa.
O resultado ficou próximo do último levantamento realizado pelo instituto, entre 26 e 28 de setembro, e confirmou algo que a empresa indicava desde a primeira pesquisa realizada em julho de 2021: a polarização das eleições e a resiliência de Bolsonaro.
Alguns institutos de pesquisa tratavam o segundo turno como possibilidade, mas a Futura cravou este cenário como o mais provável (veja tabela ao lado). O diretor executivo da Futura Inteligência comemorou o acerto:
“Usamos a mesma metodologia desde julho de 2021, e notamos nessa trajetória uma oscilação entre os dois principais candidatos, um aceno de uma terceira via quando Sérgio Moro estava na disputa, mas nunca mudamos a metodologia no meio do caminho. Agora trabalharemos muito para acertar também no segundo turno”, afirma Felipe Caroni.
Alem da metodologia, outros diferenciais da Futura são a utilização de softwares próprios para coleta de dados e um sistema próprio de processamento desses dados.
“Confesso que era incômodo para nós haver uma diferença significativa entre os números apresentados pela Futura e os demais institutos, mas insistimos na metodologia que nós acreditávamos e, para nossa felicidade, nosso trabalho foi coroado”, afirma José Luiz Orrico, sócio diretor.
A comemoração foi maior porque além dos resultados positivos na esfera nacional, os resultados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também ficaram próximos a margem de erro, apesar dos levantamentos realizados não terem sido feitos na véspera do pleito. (Confira a tabela abaixo).
A Futura Inteligência é uma empresa de dados e inteligência com mais de 30 anos de atuação, tanto no cenário de levantamentos para mercado quanto político.
Uma pesquisa divulgada no início do ano pelo Pindograma, organização especializada em análise de dados, já tinha apontado o prestígio da Futura Inteligência. Entre 185 empresas avaliadas, a companhia de pesquisa e dados capixaba foi uma das 12 empresas de pesquisas que alcançou a Nota Máxima (A) no ranking publicado.
A Futura trabalha com pesquisas de inteligência de mercado para orientar empresas para melhor tomada de decisão e também com levantamentos eleitorais.
As pesquisas da Futura Inteligência citadas nesta coluna estão registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os seguintes números: Para a disputa presidencial (BR-06743/2022), em São Paulo (SP-03528/2022 e BR-06588/2022), em Minas Gerais (MG-00994/2022 e BR-08195/2022), em Rio de Janeiro (RJ-00862/2022 e BR-05063/2022).
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória