Economia

De bomba de petróleo a inovações tecnológicas: Mec Show traz novidades para o setor industrial

Evento, considerado o maior do Estado em seu segmento, começou nesta terça-feira (8). Os organizadores esperam receber um público de mais de 15 mil pessoas

Foto: Tiago Alencar/ Folha Vit´ória

Abertura da Mec Show aconteceu nesta terça-feira (8), com a presença de políticos e representantes do setor industrial

Considerada a maior feira industrial do Espírito Santo, a Mec Show edição 2023 começou nesta terça-feira (8), no Pavilhão de Carapina, na Serra. Com a expectativa de movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios, o evento reúne cerca de 300 estandes por todo o espaço, onde é possível encontrar de bomba para extração de petróleo a parafusos.

A abertura do evento, que vai até a próxima quinta-feira (10), foi marcada por uma cerimônia que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB); do vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), e de representantes das indústrias no Estado.

A MEC Show ainda conta com um ambiente da feira destinado a startups e empresas de tecnologia que foram previamente selecionadas para fazer apresentações de produtos tecnológicos ou soluções inovadoras, algumas delas contando com o uso de Inteligência Artificial (IA). 

A reportagem do Folha Vitória esteve em parte dos estandes da feira e constatou as novidades.

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), Leonardo Cereza, um dos organizadores da feira, ressaltou a diversidade do evento e também citou a estimativa de público para os dias em que a Mec Show acontece.

“A Mec Show representa a pujança do Espírito Santo e sua representatividade econômica no mercado. De pequenas a grandes empresas, instituições de ensino, pesquisadores e estudiosos, mais de 15 mil pessoas devem passar pelo Pavilhão ao longo desses três dias“, afirmou Cereza.

Com o tema “A evolução pra quem não para”, além dos espaços para negócios a MEC Show também conta com quatro arenas abertas de conteúdo, em que as principais inovações do mercado podem ser assistidas em 21 painéis, totalizando pelo menos 100 palestras realizada durante toda a programação da feira.

O governador do Estado também repercutiu, em sua passagem pelo evento, a importância da feira para o ambiente de negócios em território capixaba.

“Temos aqui mais de 300 marcas, o que gera uma expectativa de muitos negócios e, o mais importante, que é a inovação para os setores da metalmecânica e da atividade industrial, que exigem inovação constantemente, para que possamos aumentar a produtividade e reduzir o impacto ambiental”, disse Casagrande.

Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios é outro destaque da Mec Show este ano. Realizada em parceria com o Sebrae, a iniciativa está com 50 mesas de negociação no Pavilhão de Carapina, com empresas âncoras que vão gerar 900 reuniões, desta terça-feira até a próxima quinta-feira; 229 empresas foram inscritas para participar da rodada de negócios.

A rodada é realizada em uma sala, onde uma empresa compradora, em horário pré-agendado, recebe empresas vendedoras que possam ofertar os produtos e serviços demandados por elas. 

LEIA TAMBÉM: Rede RaiaDrogasil vai investir R$ 60 milhões em centro de distribuição no ES

As reuniões duram até 10 minutos e o vendedor faz a apresentação de seus produtos e serviços de forma objetiva, além de compartilhar seu catálogo, materiais de divulgação da empresa e folders.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Na coletiva de lançamento da 16ª edição  Mec Show, realizada em Vitória no último dia 1º, o consultor técnico da feira, Durval Vieira de Freitas, já havia antecipado que este ano o evento proporcionaria conexão entre a indústria e os fornecedores capixabas de produtos e serviços.

“A MEC Show funciona como uma plataforma para os fornecedores locais exibirem seus produtos e serviços a clientes nacional e internacionais. Com a presença de um público qualificado, composto por representantes de empresas e profissionais da indústria, os fornecedores têm a oportunidade de apresentar suas soluções, estabelecer parcerias estratégicas e conquistar novos clientes, o que estimula a cadeia produtiva local. A presença de fornecedores do Espírito Santo na feira não apenas fortalece suas marcas e amplia sua visibilidade, mas também impulsiona a demanda por insumos e serviços regionais. Isso gera um impacto positivo na economia local, estimulando o crescimento de empresas e a geração de empregos”, afirmou Durval Freitas no lançamento da feira.