Além dos cuidados com a preparação da parede e a escolha correta dos materiais e produtos, quem está pensando em renovar a cor das paredes de casa deve se atentar também para a previsão do tempo. Pode não parecer importante, mas o clima interfere diretamente no resultado da pintura de um ambiente, quem afirma é o especialista da tintas Elit Clodoaldo Vicente. “Às vezes a ansiedade de ver tudo pintado e reformado é tão grande que não nos importamos muito com nada e já vamos logo jogando a tinta na parede. Mas não é bem assim que funciona. O sol forte, o frio e a umidade interferem muito no resultado final”, orienta.
A pintura feita sobre superfícies úmidas provoca o aparecimento de bolhas, manchas, mofos e destacamentos na pintura. Essas situações resultam ainda em ambientes insalubres, que podem comprometer a saúde dos seus usuários com problemas alérgicos e respiratórios.
Clodoaldo ressalta também que se o clima estiver úmido a tinta terá maior dificuldade para secar. Se tiver seco ou quente o produto não espalha corretamente e pode deixar manchas nas paredes, por isso o ideal é evitar pintar em dias como umidade menor que 10% e maior que 90%.