Os produtos de Páscoa chegaram as prateleiras dos mercados e, com isso, é preciso ficar atento aos preços cobrados. Boa parte dos produtos apresenta grande variação nos valores. A constatação está na Pesquisa de Preços de Torta Capixaba e de Chocolates realizada pelo Procon Vitória e divulgada na tarde desta quinta-feira (25).
O levantamento dos produtos e preços foi realizado no início desta semana em sete supermercados e seis peixarias da capital. A maior variação foi registrada no preço da ostra, importante para o prato mais tradicional da época, a Torta Capixaba: 234% de diferença entre os estabelecimentos pesquisados.
Também foram registradas diferenças significativas de preços entre os chocolates, sendo a maior variação verificada no tablete Hershey’s Ovomaltine 87g: 167%.
A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Comunicação, Educação, Pesquisa e Dados do Procon Vitória, que comparou caixas de bombons de três fabricantes, 22 marcas de ovos de chocolate de quatro fabricantes, 24 tipos de tabletes de chocolates de cinco fabricantes e Colomba Pascal de dois fabricantes.
A pesquisa de preços de ingredientes da Torta Capixaba verificou os valores dos principais produtos e as variações do prato, comparando dois tipos de bacalhau, cinco tipos de camarão, siri, sururu, aratu, ostra e badejo (posta e inteiro) e todos temperos.