Economia

Decoração em LED é indicada para iluminar a casa

A luz em LED é uma tendência moderna, tecnológica, econômica e também eficiente, com rendimento de até 500% a mais que as lâmpadas comuns

A iluminanação é fundamental para um toque final na decoração do imóvel  Foto: ​Divulgação

A iluminação da casa é importante para dar o toque final de decoração ao imóvel, visto que ela possui a capacidade de transformar os ambientes, valorizando as características que precisam ser evidenciadas. A luz em LED é uma tendência moderna, tecnológica, econômica e eficiente, com rendimento de até 500% a mais que as lâmpadas comuns. A designer de interiores da Grand Construtora, Geruza Cavalcante, sugere a aplicação de luzes de LED em vários locais, como cabides do guarda-roupas e espelhos de banheiros.

“O projeto de iluminação dos ambientes nos imóveis precisa ser personalizado para cada cômodo, de forma diferenciada, visto que eles possuem tamanhos e propostas variados. Fitas de luz em LED, podem ser indicadas, por exemplo, para rebater a luz do teto”, pontua a especialista.

Dicas de decoração em LED  

A especialista sugere que para destacar algum item ou evidenciar determinado ambiente, a iluminação deve ser pontuada ou focada. Luminárias pendentes e lâmpadas embutidas são ideais. No caso de iluminação geral, lustres e lâmpadas ou luminárias embutidas no teto.    

Nas sancas do teto, Geruza explica que as fitas de LED podem ser utilizadas com o objetivo de melhorar a luminosidade do ambiente, rebatendo a luz do teto e complementando a iluminação central.

Outra utilização da fita de LED de maneira inovadora e moderna, segundo a designer de interiores, é a aplicação nos cabides e gavetas, dentro do guarda-roupas, por exemplo, para aumentar a luminosidade do espaço e facilitar a procura por peças.

Geruza indica a iluminação em LED aplicadas atrás de móveis e espelhos para proporcionar elegância e a sensação de amplitude ao ambiente, através de pontos de luz direcionados.

A designer de interiores sugere também a iluminação para ambientes do lado de fora da casa: “Em ambientes externos como varandas, jardins e corredores, por exemplo, a utilização de arandelas e holofotes”, finaliza.