Economia

Depois de comprar Canguru, Rede BH mapeia oportunidades no ES

Atualmente as lojas do ES representam 20% do negócio da rede mineira, que não prevê novas aquisições no Estado, mas não descarta expansão em caso de oportunidades

Rede BH só deve ccrescer no ES se houver "oportunidades de mercado". Crédito: Thiago Soares
Rede BH só deve ccrescer no ES se houver "oportunidades de mercado". Crédito: Thiago Soares

Depois de ampliar a rede de lojas no Estado no final do ano passado, com a compra da rede Canguru, os Supermercados BH agora mapeiam o mercado para crescer no Espírito Santo. A informação é do empresário Pedro Lourenço, dono do BH.

Pedrinho, como é conhecido, disse ainda que novas aquisições no Estado só devem acontecer com “oportunidades de mercado”. Do mesmo modo, hoje a rede tem 41 lojas em 11 cidades capixabas. 

“Não existe um número pré-definido de lojas a serem abertas no Espírito Santo e nem prazo para isso. A expansão ocorre de acordo com oportunidade de mercado. Atualmente as lojas do ES representam 20% do negócio, mas não existe, até o momento, plano de expansão”, disse Pedro Lourenço.

Pedrinho disse ainda que não pretende ser a maior rede de supermercados do Estado.

Os Supermercados BH não têm pretensão de alcançar a primeira posição do ranking capixaba. Nosso compromisso é de atender bem o consumidor final. Pedro Lourenço, dono do Supermercado BH.

No início deste ano, o BH anunciou a compra da rede Bretas, do interior de Minas. O acordo foi de R$ 716 milhões por todas as 54 lojas da rede, oito postos de combustíveis e de um centro de distribuição. Ou seja, até por causa desse investimento, Pedrinho chegou a citar, em uma entrevista a um veículo de comunicação de Minas, que não poderia comprar outras operações no momento. “Tem que ficar nessas aí e ser profissional”, citou. 

Rede sobe no ranking das maiores

A Rede BH, antes a quinta maior do Brasil, agora subiu no ranking e é a quarta maior do país. O grupo mineiro registrou faturamento de R$ 21,27 bilhões no ano passado. Ou seja, a rede, que tem mais de 300 lojas, desbancou o Grupo Pão de Açúcar (GPA), de São Paulo, que agora aparece em 5º, com faturamento de R$ 20,04 bilhões em 2024. Nesse sentido, o BH gera, hoje, mais de 37 mil empregos diretos na sua operação.

O aumento de uma posição está no Ranking Abras 2025, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e elaborado em parceria com a NielsenIQ. O levantamento classifica as maiores empresas do varejo alimentar, com base no faturamento do ano anterior. O primeiro colocado é o Carrefour, que  movimentou R$ 120,59 bilhões em 2024.

Assaí Atacadista aparece em segundo lugar, com faturamento de R$ 80,57 bilhões. A terceira posição é ocupada pelo Grupo Mateus, que faturou R$ 36,38 bilhões em 2024. Tanto o Carrefour quanto o Assaí têm sede em São Paulo, enquanto o Grupo Mateus, no Maranhão.

Além do top 5, o ranking das 20 empresas que mais faturaram no setor em 2024 também traz supermercados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Pernambuco. Os 20 primeiros da lista faturaram juntos R$ 415,88 bilhões.

Veja os 20 supermercados com maior faturamento em 2024:

  • Carrefour (SP): R$ 120,59 bilhões
  • Assaí Atacadista (SP): R$ 80,57 bilhões
  • Grupo Mateus (MA): R$ 36,38 bilhões
  • Supermercados BH (MG): R$ 21,27 bilhões
  • Grupo Pão de Açúcar (SP): R$ 20,04 bilhões
  • Irmãos Muffato (PR): R$ 17,43 bilhões
  • Grupo Pereira (SP): R$ 15,32 bilhões
  • Mart Minas & Dom Atacadista (MG): R$ 11,43 bilhões
  • Cencosud (SP): R$ 11,23 bilhões
  • Koch Hipermercado (SC): R$ 10,34 bilhões
  • Plurix (SP): R$ 9,37 bilhões
  • Companhia Zaffari (RS): R$ 8,41 bilhões
  • DMA Distribuidora (MG): R$ 8,30 bilhões
  • Tenda Atacado (SP): R$ 7,40 bilhões
  • Grupo JC/Costa Atacadão (GO): R$ 7,30 bilhões
  • Savegnago (SP): R$ 6,94 bilhões
  • Atacadão Dia a Dia (DF): R$ 6,03 bilhões
  • Sonda Supermercados (SP): R$ 5,87 bilhões
  • Novo Atacarejo (PE): R$ 5,83 bilhões
  • Comercial Zaffari (RS): R$ 5,75 bilhões