Os brasileiros nunca conseguiram tantos descontos nos últimos anos na hora de comprar imóveis quanto agora. Segundo o relatório Raio-X Fipe-Zap, divulgado nesta terça-feira (9), o patamar médio de descontos no segundo trimestre ficou em 9,4%: o maior da série histórica, iniciada em 2013.
Entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano caiu de 73% para 70% o percentual de compradores em potencial que classificavam como “altos ou muito altos” os preços dos imóveis. Para 51% dos entrevistados que pretendem comprar um imóvel nos próximos três meses, os valores tendem a diminuir. Já 33% apostam em uma estabilidade e 16% dizem acreditar em um possível aumento.
O levantamento ainda mostrou que a maioria dos compradores (60%) adquiriu um imóvel usado. Entre quem planeja fechar negócio nos próximos meses, 53% se disseram indiferentes entre novo ou usado.
Vale destacar que a última variação mensal acima de 1% nos preços dos imóveis em São Paulo foi em dezembro de 2013, segundo o índice Fipe-Zap. Desde então, a inflação tem sido mais alta, o que gera uma queda real no valor.
Com informações do Portal R7