Economia

Despesa com academia poderá ser abatida do Imposto de Renda

O projeto, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), prevê que sejam deduzidos da base de cálculo do IRPF gastos até o limite anual de R$ 3.561,50

Foto: Reprodução/Freepik – @serhii_bobyk

Um projeto de lei que permite deduzir no Imposto de Renda os gastos com academias e centros de saúde física foi aprovado nesta quarta-feira (20), pela Comissão de Esporte, no Senado Federal. A proposta segue à análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O projeto de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), o PL 3.276/2021 prevê que sejam deduzidos da base de cálculo do Imposto de Renda, os gastos desta natureza até o limite anual de R$ 3.561,50

Ainda segundo a proposta, a dedução limita aos pagamentos realizados pelo contribuinte, que são relativos à atividade física própria e de seus dependentes. Além disso, o pagamento deve ser comprovado com a nota fiscal. 

Também é determinado na proposta que, em caso de variação negativa entre arrecadação e receita com origem, pela aprovação da dedução poderá ser compensada por meio de recursos da Loteria Federal. 

Atividade física

A matéria foi relatada pelo senador Romário (PL-RJ), que, na condição de ex-atleta, abordou a “vital importância” da prática rotineira de atividades físicas para a manutenção da saúde física e mental, aumentando a sensação de bem-estar e diminuindo o risco de doenças. 

>> Vai fazer o Enem? Saiba o que estudar para se dar bem na prova

“São mencionadas evidências contundentes da relação entre a prática insuficiente de atividades físicas e o número de mortes precoces. Estima-se que níveis de prática abaixo do recomendado são responsáveis por cerca de 10% das mortes prematuras por todas as causas em todo o mundo”, destaca o senador. 

Além disso, segundo o senador, o levantamento mostrou que o risco de mortalidade precoce é de 20% a 30% menor em adultos e idosos fisicamente ativos, em comparação aos inativos. 

*Com informações da Agência Senado 

LEIA TAMBÉM: ES deve registrar até 35ºC nos últimos dias do inverno; veja previsão

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória