Economia

Detran alerta sobre novo golpe do IPVA no Espírito Santo

O pagamento das taxas começa em abril e poderá ser parcelado em até 6 vezes

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) alertou sobre o novo golpe da cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento das taxas começa em abril e poderá ser parcelado em até 6 vezes. 

O órgão relatou que criminosos induzem o contribuinte a pagar um boleto falso, usando sites patrocinados na internet semelhantes ao do Detran. O órgão descobriu o golpe este ano no Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A orientação do Detran para evitar cair em uma armadilha é pagar o IPVA sempre pelo site oficial do órgão. 

“Na semana passada recebemos uma denúncia de que um morador do interior do Estado teria acessado um site falso no momento de pesquisar para efetuar o pagamento. O site era muito parecido com o do Detran, e com isso o homem teria feito o pagamento da cobrança para boletos falsos, tendo um prejuízo”, disse o diretor-presidente Detran ES, Givaldo Vieira.

É importante lembrar que o Detran não tem um site patrocinado, nem envia SMS, e-mail, e muito menos cobrança pelos Correios. A orientação do Detran para evitar cair numa armadilha é pagar o IPVA sempre pelo site oficial do órgão

LEIA TAMBÉM: Imposto de Renda: entrega da declaração começa nesta sexta-feira

Neste ano, o Detran lançou a possibilidade de quitar débitos pelo pix. É necessário, antes de concluir o pagamento, que o proprietário do veículo certifique-se de que o destinatário é o Detran. 

Se aparecer um destinatário diferente após a leitura do QR Code, a orientação é não completar o pagamento. A regra também se aplica para boletos, e não só IPVA, mas também licenciamento e multas de trânsito.

*Com informações do Repórter da TV Vitória, Alex Pandini.