Economia

Cafeicultura é a principal atividade agrícola com 40% de participação no ES

Através de projetos, o Sebrae ES fomenta diversas atividades da agricultura, entre elas as três principais: cafeicultura, produtos animais e fruticultura

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo Foto: Divulgação/Governo/ Incaper

No dia 20 de março é comemorado o Dia da Agricultura. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), com o objetivo de fortalecer e ampliar a produtividade do agronegócio capixaba, fomenta através de projetos diversas atividades da agricultura, entre elas, as três principais, que são cafeicultura, produtos animais e a fruticultura.

De acordo com os dados da Secretária de Estado da Agricultura (Seag), a cafeicultura é a principal atividade agrícola, com participação de 40% do valor bruto gerado pelo setor. O Sebrae ES, através do projeto Cafés de Qualidade do Estado do ES, identificou que o café está presente em 98,2% dos lares brasileiros, enquanto o consumo fora do lar apresenta em média 33%. Jovens entre 16 e 29 anos, participam com 28% do total desse consumo.

A segunda atividade do setor vem dos produtos animais, entre eles, pecuária de corte e leite, suínos e aves, com 30% de participação. Já em terceiro lugar está a fruticultura, com participação de 15% do valor bruto gerado pelo setor. O Sebrae ES atende a essas atividades por meio dos projetos Pecuária de Leite, Avicultura Capixaba, Suinocultura no ES e Fruticultura no Estado do ES.

Através dos projetos, os produtores rurais recebem capacitações, orientações, consultorias, entre outros, para que possa não só manter como aumentar manter sua produtividade, de forma sustentável, além de melhorar a qualidade dos produtos ofertados.

O produtor Alziro Cecotti, é um dos produtores atendidos pelo Projeto Pecuária de Leite do Sebrae ES. Ele participa desde 2013 e conseguiu aumentar sua produção, com menor número de animais. “Antes do projeto tínhamos uma produção de 90 litros por dia, com 25 vacas. Sendo uma média de 3,5 litros por vaca. Atualmente minha produção é de 170 litros por dia, com 15 vacas, mantendo uma média de 11 litros por vaca. Só consegui isso com ajuda do Sebrae”, explicou.

Importância

Levando em consideração todos os elos das cadeias produtivas que têm como base a agropecuária, o agronegócio representa 30% do Produto Interno Bruto do Espírito Santo, considerado o segmento mais importante para 61 dos 78 municípios capixabas em termos de geração de emprego e renda e movimenta, por ano, aproximadamente R$ 22 bilhões.

Segundo dados do Ministério de Agricultura (MAPA), o Brasil é considerado o país de maior potencial no mundo, com 60% da produção orgânica exportada. Já o mercado interno consome principalmente frutas, verduras e legumes. Na Grande Vitória, há semanalmente nove feiras orgânicas e várias outras no interior do Estado.

O Sebrae ES entende a importância da atividade agrícola para o estado, e por meio da Unidade de Atendimento ao Agronegócio (UAA) realiza os projetos que visam incentivar o setor. Segundo a gerente da UAA, Letícia Simões, o Sebrae apoia diversas atividades. “O agronegócio tem importância fundamental para a economia de todo o país. Por isso estamos junto aos produtores, levando capacitações, principalmente gerenciais, pois os produtores tem conhecimento sobre o campo e seus produtos, mas não sabem muitas vezes como fazer a melhor venda, como negociar o preço ou como organizar suas finanças. Por isso o Sebrae oferece apoio com os diversos projetos que atendem não só estas três atividades, como diversas outras”, afirmou.