Economia

Dia das mães: da origem aos presentes

Segundo pesquisa, os produtos campeões de venda esse ano devem ser as roupas, calçados, acessórios e perfumes

Foto: Divulgação

O mês de maio chegou e, com ele, as comemorações do Dia das Mães. No Brasil, é uma tradição comemorarmos a data no segundo domingo do mês de maio, mas você sabia que comemorações como as que fazemos nos dias atuais já estão presentes nos calendários há alguns séculos?

Na Grécia Antiga estão os primeiros indícios da comemoração. Os gregos homenageavam a deusa Reia, que era considerada a mãe de todos os seres. Eram realizadas ofertas e oferendas de presentes. Em Roma, as comemorações costumavam durar 3 dias, e as homenagens eram prestadas à deusa Cibele, considerada a mãe dos deuses. Os cristão também celebravam a data e realizavam homenagens à Virgem Maria, mãe de Jesus.

Foi no século XVII que as comemorações começaram a ficar mais parecidas com as atuais. Na Inglaterra acontecia o “Domingo das Mães”. Neste dia, durante as missas, os filhos presenteavam as mães e, aqueles que moravam longe de casa, ganhavam o dia de folga para visitá-las. Mas, foi somente em 1904, nos Estados Unidos, que surgiu a ideia de criar uma data oficial em homenagem às mães. Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, ganhando um caráter comercial.

Atualmente, o dia das mães é considerado pelo comércio a segunda data mais lucrativa, superada apenas pelo Natal. De acordo com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio), apesar da crise, a expectativa do setor para a data é bastante otimista.

“A expectativa de vendas para o comércio capixaba no dia das mães, é de otimismo. Segundo as nossas previsões, devemos ultrapassar a marca dos 6% com relação a 2018”, afirmou o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.

Se a previsão for concretizada, o aumento irá superar o registrado no ano passado. Ainda segundo a Fecomércio-ES, em 2018 o mês das mães apresentou crescimento de 5,2% em comparação a 2017.

No Brasil

Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período do dia das mães, número próximo dos 74% observados em 2018. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,1 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

A pesquisa ainda revelou que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (36%), cosméticos (23%) e chocolates (19%). O ranking ainda é formado por flores (15%), maquiagem (13%), ida a restaurantes (12%) e utensílios de cozinha (12%). Já os itens de tíquete médio mais elevado e, que pesam mais no orçamento, aparecem com menos força, como celulares (10%), eletrônicos (10%) e eletrodomésticos (8%).

Em média, cada cliente deve adquirir entre um e dois presentes e apenas 37% dos entrevistados vão consultar a mãe na hora de investir no presente. De cada dez compradores, quatro devem gastar na faixa de R$ 75 a R$ 150. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 198,79, cifra superior à média constatada no ano passado, que era de R$ 152,98.

Promoções para atrair os clientes

Para atrair ainda mais clientes e garantir os bons resultados previstos para o Dia das Mães, os pólos comerciais têm criado promoções a fim de oferecer vantagens para os consumidores. No Shopping Laranjeiras, na Serra, as vendas já estão de vento em popa, os comerciantes estão prevendo um crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano passado.

“A expectativa de vendas para o dia das mães do Shopping Laranjeiras é a melhor possível. Observamos um crescente interesse por parte dos nossos clientes na procura dos produtos oferecidos nas lojas e temos a certeza de que haverá um crescimento significativo em relação ao ano passado”, afirmou Alceu Pereira Marques Neto, coordenador de marketing do Shopping Laranjeiras. 

Às vésperas do grande dia, o shopping ainda vai oferecer aos clientes uma programação especial. No dia 10 de maio, o cantor Mirim Jeremias irá se apresentar no local para fazer uma homenagem especial às mamães. Além disso, a cada R$ 150 em compras, a mamãe ganha um brinde surpresa.

A contadora Mônica Porto, de 35 anos, é moradora da Serra e costuma recorrer ao shopping para fazer as compras de dia das mães. “Ainda não comprei o presente, minha mãe é bastante exigente. Eu também ajudo a comprar o presente da minha sogra, e esse ano está bem difícil para escolher”, contou.

Mônica contou que costuma comprar roupas, acessórios ou produtos de beleza. “Acho que são as opções que mais agradam as mulheres. Antigamente as pessoas costumavam comprar presentes que serviam mais para a família, para a casa, mas atualmente há um preocupação maior em agradar a mulher”, disse.