O Dia das Mães é uma das datas mais esperadas no ano pelo comércio e no Espírito Santo não é diferente: a expectiva é que a data movimente R$ 262 milhões em vendas, segundo dados apontados pelo relatório do Connect Fecomércio-ES, o observatório do comércio.
Caso a estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) se confirme, o resultado deve representar um crescimento real em torno de 6% no faturamento em relação a 2023, acima da média nacional.
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Além disso, a projeção é de criação de 600 vagas temporárias no comércio do Espírito Santo para atender à demanda sazonal.
Tradicionalmente, o Dia das Mães é considerado uma espécie de “Natal” do primeiro semestre para o comércio, devido à variedade de segmentos impactados pela data comemorativa.
“As condições de consumo estão um pouco melhores neste ano em relação ao ano passado, com desaceleração da inflação e consequente queda nas taxas de juros, que aliviam o orçamento mensal das famílias. No Espírito Santo soma-se, ainda, o mercado de trabalho positivo, um dos fatores essenciais para segurança do consumo”, analisa a pesquisadora responsável pelo Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, doutora em Administração.
Roupas e calçados no topo das preferências
Os produtos mais procurados no Espírito Santo serão do ramo de vestuário, calçados e acessórios, que devem responder por 43,1% do faturamento, e perfumaria e cosméticos, representando 18,3% das vendas.
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De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em todo o Brasil , foi estimado um avanço de 3,5% em relação ao ano passado, com faturamento de cerca de R$ 13,23 bilhões.
Os estados de São Paulo (R$ 4 bilhões) e de Minas Gerais (R$ 1,4 bilhão) foram os destaques em termos absolutos. O levantamento ainda estimou que serão criadas 25,9 mil vagas temporárias neste ano no país para atender a demanda da data.
Pesquisa do CNDL/SPC Brasil mostrou que 78% dos consumidores brasileiros devem realizar a compra de pelo menos um presente.
Em média, o consumidor pretende comprar dois presentes para comemorar a data, com um valor de gasto médio de cerca de R$ 300.
As lojas físicas apareceram como o principal local de compra (74%), mas 37% pretendem fazer pelo menos uma das compras pela internet.