
Neste Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 57% dos consumidores do Espírito Santo vão comprar menos ou muito menos que no ano passado. É o que aponta uma pesquisa realizada pela CDL Vitória em parceria com a empresa Flex Consult.
Segundo o levantamento, 19,80% dos entrevistados pretendem comprar o mesmo que no ano passado, enquanto apenas 9,50% devem comprar mais ou muito mais para presentear a mãe. Durante a pesquisa, realizada entre os dias 17 e 22 de abril, foram visitados mil domicílios em todo o Estado.
Para o presidente da CDL Vitória, Carlo Fornazier, a inflação cada vez mais alta, aliada às taxas de juros elevadas, tem feito os consumidores pisarem no freio na hora de consumir. “As pessoas estão escolhendo produtos mais em conta e evitando as compras a prazo”, disse Fornazier.
Queda nas vendas
Às vésperas do Dia das Mães, o movimento no comércio da capital segue abaixo do esperado. De acordo com a CDL Vitória, a expectativa é de queda de 5% nas vendas, se comparado ao mesmo período de 2014.
“Mas os lojistas não podem ver apenas obstáculos e ameaças. Na crise, o verdadeiro empreendedor cria outras estratégias e busca novos resultados”, ressaltou Fornazier.