Economia

Dia do Consumidor: veja dicas para não cair em golpes e evitar prejuízos

Algumas estratégias para chamar a atenção das pessoas podem esconder perigos, por isso, é preciso ficar atento na hora de fazer as compras

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Comerciantes do mundo celebram, nesta quarta-feira (15), o Dia Internacional do Consumidor. Para marcar a data, muitas empresas oferecem descontos especiais para atrair clientes. 

Mas é preciso ficar atento para não cair em cilada e, o que era para ser um bom negócio, acabar gerando prejuízos! 

Entre as estratégias para chamar a atenção de vítimas estão as páginas falsas nas redes sociais. Segundo a gerente da Serasa, Aline Sanchez, os criminosos usam mensagens tentadoras para atrair os consumidores vulneráveis e furtar informações bancárias ou outros dados pessoais. 

Ela explica que os golpistas se passam por vendedores em aplicativos de mensagens e podem até encaminhar boletos falsos com códigos de barra ou mesmo Pix direcionados para contas pessoais. 

Na dúvida, não clique e cheque a veracidade da promoção nos canais oficiais da empresa. Assim, você não corre risco de sofrer prejuízos financeiros e/ou danos emocionais”, orientou.

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Veja dicas para não cair em golpes

1 – Pesquise sobre a empresa antes de comprar

Confira os dados comerciais sobre o e-commerce antes de fazer qualquer transação online. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, canais de contato e CNPJ, de preferência, em sua página principal.

Além disso, a orientação é conhecer a reputação da empresa para entender o que as pessoas andam falando sobre suas experiências. Também é possível pesquisar a idoneidade do site nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Reclame Aqui. As unidades do Procon, por exemplo, também mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.

2 – Fique de olho na certificação digital

Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se a página inicial apresenta essa informação. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

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3 – Atente aos textos e mensagens

Procure pistas de golpe no site. Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são idôneos, construídos de forma amadora e com a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas.

4 – Fuja de promoções mirabolantes

Fique atento a mensagens agressivas, como “últimos minutos para aproveitar” ou “desconto imperdível”, que envolvam promoções mirabolantes e pouco prováveis. Avalie com calma e busque em sites semelhantes, pois preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.

5 – Conecte-se em dispositivos seguros

Utilize WiFi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de internet. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal-intencionadas.

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6 – Peça indicações

Não pense duas vezes antes de pedir indicações de parentes e amigos, sobretudo daqueles que já têm o hábito de comprar pela internet. Também vale a pena procurar experiências e depoimentos de consumidores nas redes sociais, a partir de hashtags e comentários nos perfis das marcas.

7 – Guarde os comprovantes das compras

Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com dados da transação. Esses documentos podem ser úteis no futuro para comprovar que realizou a transação e, em caso de golpe, denunciar sites falsos e criminosos.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
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Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.