Consumidores que moram no Espírito Santo pretendem gastar uma média de R$ 230 com presentes para celebrar o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. A informação é de uma pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória.
Roupas, perfumes, cosméticos e maquiagens lideram os itens de presentes mais procurados. Além disso, a vontade de agradar a cara-metade movimenta também o segmento de restaurantes, bares, floriculturas e diversos outros serviços.
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Segundo o presidente da CDL de Vitória, Rogério Abranches Alcântara, a data é considerada a terceira mais importante do ano, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
“O Dia dos Namorados fecha o primeiro semestre do ano movimentando todo tipo de comércio e abrangendo um público composto por pessoas de todas as idades, agitando o comércio em geral e setor de serviços”, destacou.
Em todo o Brasil, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 61% dos consumidores, o que corresponde a 99,7 milhões de pessoas, devem presentear no Dia dos Namorados, movimentando R$ 23,17 bilhões no comércio, um aumento de 7,6 milhões em comparação com o ano passado.
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“A pesquisa aponta um crescimento no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano. Essa data é de grande importância para o comércio”, ressaltou o presidente da CNDL, José César da Costa.
Presentes preferidos
Entre os que pretendem presentear, os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (66%), enquanto 31% pretendem presentear os namorados.
A principal forma de pagamento será à vista, com destaque para o Pix, cartão de débito e cartão de crédito à vista, respectivamente. Aparecem ainda na lista de principais presentes: calçados, um jantar, bombons e chocolates.
Onde comemorar
Quanto às comemorações, 38% pretendem comemorar a data na própria casa, 28% preferem jantar fora e 9% em um hotel ou motel. E sete em cada dez dos consumidores pretendem ainda comprar algum produto ou serviço para se preparar para o Dia dos Namorados, principalmente roupas, perfumes, cosméticos e maquiagem, lingeries e peças íntimas, calçados e tratamento estético.
Onde as compras serão realizadas
A pesquisa aponta ainda que 57% dos consumidores pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, sobretudo em shoppings centers. Por outro lado, 36% farão as compras pela internet, em lojas online.
“Na hora de escolher o local de compra, a maioria é influenciada pelo preço e pela qualidade dos produtos, apontou a pesquisa. Depois vêm as promoções e descontos e o frete grátis”, comentou Alcântara.
A especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, orientou que, como o país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores, “é preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data”.
Data foi criada pelo pai de João Dória
O Dia dos Namorados no Brasil é comemorado em 12 de junho e celebra os casais para que comemorem suas ligações de afeto mútuo. Na maioria dos países, essa data é celebrada em 14 de fevereiro e leva o nome de Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, e costuma ser uma ocasião também para homenagear outras pessoas queridas.
Já no território brasileiro, o dia carrega uma história relacionada ao mercado e consumo. Não é costume do povo brasileiro comemorar o Dia de São Valentim.
A história do Dia dos Namorados, porém, apresenta um enredo mais objetivo. Aqui, a data foi criada com uma função comercial, para aquecer o mercado no mês de junho, considerado fraco em vendas.
O criador desse dia foi o empresário e publicitário João Dória Neto (1919-2000), pai do empresário e ex-governador de São Paulo, João Dória. Em 1949, ele lançou uma campanha publicitária que sugeria o dia 12 de junho como uma data para demonstrar o amor ao parceiro através de presentes.
O slogan de sua campanha, inclusive, era: “Não é só com beijos que se prova o amor”. O dia 12 pois é a véspera do dia de Santo Antônio, considerado o “santo casamenteiro”.
A data fez sucesso no país e se tornou oficialmente a ocasião para demonstrar o amor entre casais. A partir daí, junho é um dos meses mais lucrativos para o comércio.