Economia

Dia dos Pais: consciência na hora de presentear o pai é fundamental

Especialistas em finanças informam que a escolha de presentes que se encaixam no orçamento dos filhos são os melhores para agradar os pais nessa data tão especial

Foto: Divulgação

Ainda que para algumas pessoas as datas comemorativas sejam apenas para alavancar as vendas do comércio, muitos brasileiros têm a intenção de presentear alguém no Dia dos Pais. De acordo com um levantamento da Fecomércio, 31,2% dos brasileiros, cerca de 45 milhões de pessoas, pretendem comprar algo para o Dia dos Pais.

Especialistas em finanças, entretanto, alertam para que os filhos tenham cuidados na hora de adquirir os presentes para seus progenitores. “Os pais não desejam que seus filhos fiquem endividados, muito pelo contrário, o maior presente que eles podem receber é a certeza de que têm uma vida financeira saudável”, destaca o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Domingos ensina alguns passos para que a escolha do presente se encaixe nas finanças da família e que a data seja celebrada da melhor forma possível:

1. Pesquise junto aos familiares a real necessidade do pai;

2. Saiba quando de dinheiro tem para um presente que “caiba” no seu bolso;

3. Se o valor for muito alto, procure juntar-se com os irmãos e mãe para dar um presente coletivo;

4. Caso não tenha dinheiro reservado, procure saber quanto de prestação cabe em seu orçamento financeiro mensal;

5. Definido qual presente, hora de pesquisar. Atenção, sempre há um preço menor do que você pesquisou;

6. Quantas vezes você visitou seu pai nos últimos tempos? Lembre-se o melhor presente que ele realmente precisa é sua presença;

7. Uma ótima dica é passeio, um jantar ou uma viagem.