Economia

Dia dos Pais deve movimentar R$ 167 milhões no comércio do ES

Entretanto, a projeção da Fecomércio e CNC indica uma queda de 2,2% em relação ao faturamento registrado na mesma data em 2022

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgaram nesta segunda-feira (7) estimativas que apontam para um cenário animador no comércio capixaba no Dia dos Pais deste ano. A data, que é a quarta mais importante do varejo, deve movimentar R$ 167,7 milhões em vendas no Estado.

Entretanto, apesar das expectativas positivas, o Espírito Santo não deve figurar entre as unidades da Federação que poderão apresentar crescimento real em relação ao ano anterior. A projeção indica uma queda de 2,2% em relação ao faturamento registrado na mesma data em 2022.

O segmento de vestuário, calçados e acessórios tem uma história de destaque durante o Dia dos Pais, e este ano não será diferente. Espera-se que esse setor represente 48% do faturamento total do comércio capixaba. 

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Além disso, as vendas de eletroeletrônicos devem contribuir com 14% do montante, enquanto farmácias e perfumarias também devem atingir uma fatia de 14% nas vendas.

De acordo com a análise da Fecomércio-ES, a conjuntura um pouco mais favorável tem mostrado consumidores dispostos a irem às compras, refletida pela pesquisa de intenção de consumo das famílias, no final de julho. 

A continuidade do crescimento do mercado de trabalho, a queda de ritmo da inflação e os benefícios sociais contribuem nesse contexto. Por outro lado, outros fatores deverão limitar um resultado mais significativo.

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De acordo com a Fecomércio, para que as expectativas se concretizem, o comerciante precisará de estratégias para atrair o cliente e aquecer as vendas, pois, de qualquer forma, as datas comemorativas sempre são momentos para alcançar melhores resultados.

A Federação afirma que os estabelecimentos devem estar prontos para atender a demanda, com variedades de produtos, promoções, opções de preços e facilidades de pagamento.

Em todo o Brasil, o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2023 deve alcançar R$ 7,67 bilhões. O valor representa alta de 2,2% em relação à mesma data de 2022.

Perfumes mais caros, TVs e computadores mais baratos

No ano passado, a inflação apontada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava alta de mais de 10%. Neste ano, no entanto, o índice de referência do nível geral de preços indica alta de pouco mais de 3%. 

Essa desaceleração da inflação deve se refletir na variação média dos preços de bens e serviços mais procurados para presentear os pais. A CNC estima uma alta dos preços com média de 5,5% em relação a 2022.

Esse avanço é puxado, nacionalmente, pela alta dos preços de perfumes (+20,6%), dos sapatos (+15,7%) e dos livros (+13,9%).

As televisões estão 14,5% mais baratas, seguidas dos computadores, que caíram 10%, e dos celulares, que tiveram redução de 4,3% nos preços.

De acordo com a estimativa da CNC, o faturamento nacional desse segmento deve ser superior a R$ 3,6 bilhões. 

Em seguida, são esperadas maiores movimentações nos ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com vendas de R$ 1,19 bilhão, e de produtos de perfumaria e cosméticos, com R$ 1,16 bilhão.