As vendas do comércio no Dia dos Pais devem crescer no Espírito Santo em 2019. Segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), é esperado um aumento em torno de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
A quarta melhor data comemorativa para o setor deve ser mais tímida do que em 2018, quando obteve alta de 10,5%, sendo um número significativo, mas considerada pontual já que as bases dos anos anteriores foram muito fracas.
Seguindo a tendência registrada nos últimos anos, as chamadas “lembrancinhas” devem registrar maior número de compradores, com desembolso em torno de R$ 100. Artigos de vestuário e calçados devem ser as principais escolhas.
A Fecomércio-ES indica que o apelo emocional traz a expectativa de bons resultados nas datas comemorativas e os comerciantes devem usar estratégias para tentar estimular as vendas.
O presidente da Federação, José Lino Sepulcri, avalia que as vendas do comércio em 2019 ainda estão instáveis e acumulando um resultado cada vez menor para o fechamento do ano. “Acredito que o cenário econômico e político do país, com a alta inadimplência das famílias e a queda na confiança, vem freando a recuperação da atividade econômica. Nesse contexto, a recuperação dos empregos segue lenta e continua sendo um desafio para a recomposição da renda das famílias, que reflete na segurança e disposição para o consumo”, salienta o presidente.