“A humanidade depende de uma agricultura produtiva mas, principalmente, de uma cultura sustentável”. O alerta é do engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações.
Para Torezani, ao usar os recursos naturais, no processo produtivo da agricultura, é preciso adotar cuidados relativos à sustentabilidade, ou seja, buscar caminhos que indiquem como usar o ambiente para produzir sem deteriorá-lo sem levar o planeta a riscos ambientais irreversíveis.
Essa reflexão deve ser feita a cada ação adotada, alerta Elídio, ressaltando a necessidade de serem seguidos todos os protocolos estabelecidos com o objetivo de promover o uso racional dos recursos naturais.
“No momento em que se planeja uma cultura, é recomendável buscar orientações com profissionais de agronomia qualificados, que podem orientar o uso racional de todos os recursos existentes, principalmente o solo e água”, alerta. De acordo com o especialista, o uso de um sistema de gotejamento ou outra modalidade de irrigação localizada pode ajudar a economizar água, pois evita a perda causada pela evaporação e pelo escoamento.
O volume excessivo de água, segundo Torezani, além de causar desperdício, prejudica a planta e o solo.
Torezani dá quatro dicas para o agricultor irrigar a sua produção de forma sustentável:
1 – Escolher o sistema de irrigação mais adequado para a cultura a ser iniciada;
2 – Certificar-se de que esses equipamentos vão propiciar o melhor manejo possível da irrigação para que o produtor tenha boa relação custo-benefício do seu investimento;
3 – Manejar a irrigação de forma que seja fornecida água na quantidade e no momento adequado que as plantas necessita;
4 – Fazer manutenção preventiva periodicamente, para que se verifique se há vazamentos ou entupimentos.
O objetivo final, ressalta, é a obtenção da maior produtividade possível com o menor uso de recursos hídricos que se conseguir alcançar. De acordo com o engenheiro agrônomo, em relação à irrigação, os produtores podem alcançar essa meta conhecendo a cultura que está sendo irrigada e tendo acesso a ferramentas que indiquem o melhor momento e a quantidade ideal de água a ser aplicada.
Torezani destaca que a economia de água pode ser alcançada por meio da combinação de várias práticas. Além disso, ressalta, o uso consciente da água pode não só ajudar a economizar recursos hídricos, mas também reduzir seus custos de água e energia.