Economia

Dia Mundial do Pão: mercado de panificação cresce 15,3% no Brasil

No Espírito Santo, a Buaiz Alimentos é a responsável pelo único moinho de trigo, de onde sai a maior parte do trigo utilizado pelas padarias capixabas

Foto: Reprodução/Camila Baptistin

Nesta segunda-feira (16) é comemorado o Dia Mundial do Pão. O mercado da panificação vem sendo impulsionado cada vez mais nos últimos anos, e sua produção vem ganhando destaque na economia brasileira.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) apontam que são mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil. Em 2021, o mercado de panificação e confeitaria faturou R$ 105,85 bilhões no país, um crescimento de 15,3% em relação a 2020, segundo o presidente da Associação, Paulo Menegueli.

No Espírito Santo, a Buaiz Alimentos é a responsável pelo único moinho de trigo, de onde sai a maior parte do trigo utilizado pelas padarias capixabas para produzir os diferentes pães que fazem parte do dia a dia da mesa dos capixabas. 

A empresa tem investido em parcerias com foco na capacitação de quem atua no segmento da panificação, de forma a tornar o mercado mais qualificado e competitivo. 

Para Eduarda Buaiz, vice-presidente da Buaiz Alimentos, a atuação da empresa tem sido cada vez mais focada em atingir a excelência na produção, com desenvolvimento de produtos inovadores e parcerias com universidades e instituições ligadas ao setor.

“Nosso diferencial começa desde o início do processo, com a compra do trigo da Argentina com altíssima qualidade do grão. Investimento permanentemente em estudos e pesquisas para garantir a qualidade da nossa farinha de trigo e sua aplicabilidade para diferentes produtos”, afirma a executiva.

Eduarda Buaiz também acredita que o caminho do desenvolvimento e da excelência passa pelo incentivo à educação e à qualificação. Prova disso é que a empresa mantém convênio com a UVV (Universidade Vila Velha) e com o Sindipães (Sindicato da Indústria de Panificação do ES) para subsidiar parte da mensalidade de 30 alunos do Curso Superior Tecnólogo de Panificação na UVV.

“Somos parceiros há anos e acreditamos na qualificação como um passo importante para o fortalecimento do setor de panificação, e de outros segmentos. Nosso objetivo é permitir que profissionais que já atuam no setor possam se especializar e ampliar o conhecimento, o que agrega valor para toda a cadeia produtiva”, pontua Eduarda.

Há quase 30 anos no ramo da panificação, Genilson Pereira é funcionário da Buaiz Alimentos e afirma que a atividade requer técnica, experiência e constante atualização, objetivos que ele incorpora ao dia a dia.

Com o incentivo da empresa, Genilson fez curso Técnico em Alimentos e Bebidas pelo Senai, se formou em Gastronomia pela UVV e, atualmente, é professor do Curso Superior Técnico em Panificação. Além de ter feito pós-graduação em Gastronomia em Panificação e Confeitaria, pela Unylea. 

“O aperfeiçoamento tem que ser permanente. Hoje, nossa equipe é parceira das padarias no Estado, acompanhando e fornecendo orientações técnicas para suas equipes, com objetivo de garantir a qualidade dos pães e a melhor forma de utilizar nossa farinha de trigo”, diz Genilson.

De olho no mercado de pães, a Buaiz Alimentos não para de inovar, com investimentos em pesquisas, tendências do consumidor e desenvolvimento de novos produtos. 

>>LEIA TAMBÉM: Capixabas consomem, em média, 31 quilos de pão por ano, segundo Sindipães

Em dezembro, chegará aos supermercados mais um lançamento da empresa: a Mistura Regina para Pão Caseiro, 450g, que torna mais fácil a produção de receitas de pães caseiros, com apenas 10 minutos de sova, podendo ser utilizada tanto para produção manual quanto em máquinas de pão.