Bem-vindos ao Diário de Bordo do projeto Riquezas de Norte a Sul! Eu sou o Haeckel e junto com a minha parceira, a jornalista Adriana Berlinck, vou mostrar a você as belezas e as potencialidades do nosso Espírito Santo.
Nossa aventura começou numa terça-feira à tarde, a caminho do encantador Caparaó Capixaba.
Saímos de Vitória, da sede da nossa emissora e pegamos estrada para a localidade de Pedra Menina. É uma viagem longa, então você precisa ter paciência para chegar lá. Até porque, não vai ter conexão durante todo o trajeto e vai chegar uma hora em que o seu Instagram vai parar de ser atualizado.
Dica: não se desespere! Puxe um soninho que tudo dá certo (foi o que eu fiz).
Caso você não durma, vai se deparar com uma paisagem de cair o queixo. São árvores e plantas que dão um colorido todo especial para o nosso caminho. Aos poucos, já vamos começando a sentir o clima mudar. O calor da Capital vai dando espaço para o friozinho da região do Caparaó.
Chegamos à nossa pousada para dormir…ou melhor, descansar porque a gravação começaria bem cedo no outro dia.
Amanheceu e pegamos a estrada para a Aldeia Alegria, do nosso amigo Marcinho. Que lugar maravilhoso!!!
As estadias, ou bangalôs, são todos feitos de bioconstrução. Ou seja, ele monta tudo com barro, madeira, vidro e outros materiais reutilizáveis. Além da arquitetura ficar um charme, não destrói a natureza.
Conversamos, tomamos um café da manhã completo e muito reforçado, e seguimos viagem para conhecer a produção de café no Sítio Forquilha.
Lá, a família Lacerda cultiva o café especial que é vendido para diversos lugares do mundo, o Café Onofre. Foi muito bonito ver uma família inteira trabalhando junta na propriedade.
Filma isso, filma aquilo, faz entrevista e pronto. Finalizamos mais um dia. A ideia era ir dormir lá na Aldeia Alegria. Mas começou a chover e como a estrada é de chão, ficamos com medo de colocar nosso carro na aventura. Ficamos na mesma pousada em que dormimos a primeira noite.
Nosso terceiro dia no Caparaó nos reservava ainda mais belezas. Fomos em busca de umas das cachoeiras mais lindas do mundo!
Um visual fantástico que agrada qualquer um. Adriana, que é nossa repórter esportista, pulou logo na água e eu, Haeckel, o repórter “friorento”, fiquei olhando a coragem daquela pessoa. Estava um friozinho…
Voltamos para a estrada direto para uma criação de trutas. Chegamos ao Toca da Truta, um lugar muito legal onde é essa espécie de peixe que movimenta tudo o que acontece por lá. É muita truta, sério!
Almoçamos pratos deliciosos.
Nossa! Você precisa ir lá um dia e provar o risoto que eu comi. Só de lembrar dá vontade de pegar a estrada. Após o almoço, tomamos um café com uma cachoeira linda ao fundo. Uma experiência que só esse trabalho poderia nos dar.
Agora só nos restava pegar o carro para o próximo destino. Qual será? Assista em breve no especial “Riquezas de Norte a Sul”, que vai estrear no Jornal da TV Vitória e no ES no Ar!