Economia

Diário de Bordo: o frio e as belezas encantadoras das montanhas capixabas

A série especial “Riquezas de Norte a Sul”, com Haeckel Ferreira e Adriana Berlinck, estreou nesta segunda-feira (2)

Foto: Adriana Berlink

Me diz uma coisa: você gosta do friozinho? Mas não estou falando desses que faz em Vitória, quando uns cinco graus caem na temperatura e você já sai de casaco. Não! É friozinho raiz. Gosta? Então, faça como a sua mãe disse: não esqueça o casaco e vem comigo pra mais uma viagem.

Eu sou o Haeckel Ferreira e você está lendo o Diário de Bordo da série especial “Riquezas de Norte a Sul” da TV Vitória/ RecordTV. Eu e a jornalista Adriana Berlinck começamos nossa viagem pelo Caparaó Capixaba, passamos por Cachoeiro de Itapemirim, Afonso Cláudio, Brejetuba e hoje vamos desembarcar nas montanhas capixabas.

LEIA TAMBÉM: Riquezas de Norte a Sul: série sobre turismo e economia no ES estreia na TV Vitória nesta segunda-feira

Primeira parada: fazenda Carnielli, em Venda Nova do Imigrante. A nossa sorte foi ter chegado perto da hora do almoço porque a gente foi pegando uma provinha aqui, outra provinha ali e ficamos com a barriguinha forrada. É como diz aquele velho ditado venda-novense: de socol em socol, a galinha enche o papo.

A fazenda Carnielli, além de produzir embutidos, também tem produção de fubá e cafés especiais. Mas o que torna tudo muito especial é a recepção das pessoas que trabalham lá. É um carinho, uma atenção, que dá vontade de colocar todos num potinho. De verdade!

Como ainda tinha espaço na barriga, fomos para outro sítio: o Aquarela. O nome não é à toa. As casinhas são coloridas e de longe você consegue achá-las. No local, tem uma plantação de morango suspensa.

Foto: Haeckel Ferreira

O casal Vitor e Priscila são os morangueiros que idealizaram o Sítio Aquarela. Mas como ninguém faz nada sozinho, os dois têm ajuda de Bruna e Fábio, outro casal que, além de trabalhar, mora lá no sítio com sua filhinha. 

A produção vende para vários mercados e a gente saiu de lá morrendo de rir do Vitor, o anfitrião, que é uma figuraça. E com caixas e mais caixas de morango. Aliás, Vitor, os meus estão acabando. Se puder mandar mais, fique a vontade. O quê? Não posso pedir coisas aqui? Tá. Não precisa…(só se quiser!)

Foto: Haeckel Ferreira

Ainda nas montanhas capixabas, nossa equipe seguiu viagem para Domingos Martins. Dessa vez, eu não pude ir porque tinha outro compromisso. Mas a Adriana Berlinck foi. Ela foi conhecer o Sítio dos Lagos, um dos vários lugares paradisíacos que o nosso Espírito Santo tem.

O lugar proporciona conforto, lazer e culinária de alta qualidade. E se você quiser dar uma fugida da correria da cidade e quiser passar dias tranquilos e agradáveis, o Sítio dos Lagos é uma ótima opção!

Tá curtindo o Diário de Bordo? Então se liga porque na próxima semana, a gente vai para Linhares, no Norte do Espírito Santo.

Enquanto isso, vai poder acompanhar tudo na série especial “Riquezas de Norte a Sul”, com Haeckel Ferreira e Adriana Berlinck, no Jornal da TV Vitória e ES no Ar.

LEIA TAMBÉM:

>> Diário de Bordo: como aproveitar o melhor de Cachoeiro de Itapemirim

>> Diário de bordo: café delícia e paisagens de tirar o fôlego em Brejetuba e Afonso Claudio

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.