Você por acaso está precisando de roupa? Não estou falando de qualquer peça e sim, daquelas boas, para “tirar onda” em qualquer lugar. Meu nome é Haeckel Ferreira e você confere agora mais um Diário de Bordo da série “Riquezas de Norte a Sul”. Hoje, vamos para São Gabriel da Palha.
Quando eu recebi a pauta da produção, juro que imaginei uma cidadezinha pacata, bem dessas de interior, sabe? Puro preconceito! Quando cheguei lá, me surpreendi muito.
Vi uma cidade completamente diferente do que eu imaginei. Parece que pegaram uma metrópole e colocaram ali, em tamanho menor, claro.
Logo pela manhã, fomos com a nossa equipe a uma fábrica de roupas. Eu poderia falar “confecção”. Mas nesse caso, “fábrica” se aplica melhor porque realmente é isso. Fomos recebidos pelas irmãs Raiana e Elaine Batista.
As duas são donas de São Gabriel da Palha. Hahaha…
A história delas é fantásticas e cheia de percalços que, ao invés de fazê-las parar, só deram mais força para continuarem o trabalho. Por isso, cresceram e estão cada vez maiores na cidade.
Falaine, além de ser o nome da fábrica, é nome da marca de roupas delas. E eu entendi o motivo de ser esse o nome: as duas falam muito! E isso é ótimo para quem entrevista. As duas falaram muito e super bem!
Depois da fábrica fomos almoçar numa padaria que também tinha self-service. Que comida gostosa! Aliás, uma “comida honesta”, como começamos a chamar entre nós nas internas. E o melhor: a comida era boa e não era cara. Pra gente que tá rodando pra caramba, é maravilhoso quando qualidade e preço andam juntos, né?
Ao sair do almoço, corremos para a sede da Cooabriel, a cooperativa agrária dos cafeicultores de São Gabriel da Palha. Adivinha o que tomamos? Se você falou café, acertou. Por falar nisso, o que temos tomado de café durante essas gravações, não está escrito.
Muuuito café!
Lá na cooperativa, conversamos com o presidente Luiz Carlos Bastianello. Ele também falou muito bem. Parecia que já trabalhava com câmeras. Eu digo isso porque tem gente que trava quando percebe que a câmera está ligada. Outras, não. Como foi o caso do Luiz.
Depois, fomos a um dos galpões da cooperativa e o lugar era imenso. Vimos várias sacas de café. Mas não era saquinho não! Eram sacas, sacou? (Desculpe, eu não consegui segurar o trocadilho).
Mais tarde, fomos conversar com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo. Um secretário que tem um nome maravilhoso: Reuque Milk. Quase o chamei de “xará”, mas acho que erraram na escrita. Acontece!
Além de falar sobre o município, ele falou sobre o apelido que a cidade está ganhando: “Vale do Silício Capixaba” devido ao polo de inovação tecnológica que São Gabriel está se tornando. Ele nos levou numa empresa que trabalha com isso e também numa confecção de jeans.
É aqui que entra a história da roupa boa e barata. Essa fábrica produz peças para várias marcas famosas com lojas nos grandes shoppings do Brasil. E tudo sai de São Gabriel da Palha. Eu, que não sou bobo, corri pra loja da fábrica e comprei um monte de coisas por um precinho muito baixo. De verdade! Quer comprar calça jeans sem gastar muito?
São Gabriel da Palha é o lugar!
Acompanhe tudo na série “Riquezas de Norte a Sul”, com Haeckel Ferreira e Adriana Berlinck, no Jornal da TV Vitória e no ES no Ar.