A diferença de preço de um mesmo produto, em diferentes supermercados de Vitória, pode superar os 300%. É o que aponta a quarta pesquisa comparativa de preços dos produtos de primeira necessidade, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Dados do Procon da capital.
O levantamento constatou que a variação pode chegar a 304,21%, como constatado no quilo da laranja pera. Enquanto em um supermercado o produto estava sendo vendido por R$ 0,95, no outro, o mesmo item estava sendo comercializado por R$ 3,84.
Entre os produtos de padaria, a mortadela apresentou a maior variação, atingindo a marca de 234,28% de diferença de valor de um supermercado para outro. Isso significa que o consumidor pode pagar R$ 5,98 (quilo da mortadela Bologna fatiada não defumada) em um local e, a poucos metros de distância, R$ 19,99.
A pesquisa do Procon Vitória revelou ainda que, entre os itens de alimentação, nem o ovo escapa dessa grande diferença. A caixa do ovo branco/médio com 30 unidades apresentou uma variação de 63,09%: indo de R$ 6,99 a R$ 11,40.
A carne bovina (acém/sem osso) registrou uma diferença de 18,84% de um estabelecimento para outro: o quilo mais barato encontrado foi de R$ 15,98 e, o mais caro, R$ 18,99.
“O consumidor não pode mais ir às compras sem antes fazer uma lista dos produtos e pesquisar o preço dos itens em, pelo menos, três supermercados”, afirmou a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza.
O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, também afirma que é fundamental que o consumidor adote o hábito de pesquisar e que se aproprie das informações do levantamento do Procon Vitória. “Como vivemos num país onde há livre comércio de preços, a pesquisa do Procon Vitória é uma referência para o consumidor, que deve buscar sempre o menor preço para não comprometer seu orçamento familiar”.
Pesquisa
A pesquisa levantou o preço de 56 itens em oito estabelecimentos de diferentes regiões de Vitória. A coleta de preços foi realizada nos dias 25 e 26 de setembro.
A equipe de coleta de dados do Procon Vitória fez o levantamento de 14 itens no segmento de alimentação; dois no segmento de carnes e aves; cinco de padaria; dois no segmento de refrigerantes; 12 produtos no setor de frutas e verduras; oito de higiene pessoal; sete artigos de limpeza doméstica e outro seis de higiene e cuidados infantis.
Dos 56 itens da lista, um estabelecimento possui a maior quantidade de produtos com menor preço: 18.
Veja o ranking dos estabelecimentos!
Comportamento do mercado
A pesquisa do Procon Vitória trouxe ainda informações sobre o comportamento do mercado. Esta última traz uma análise comparativa dos menores preços coletados de cada produto nos quatro primeiros meses de divulgação do levantamento (de junho a setembro). Veja aqui!
Nessa análise, é possível visualizar as variações de preços de todos os produtos e identificar aqueles que tiveram aumento ou redução considerável de valor.
Foram registradas as seguintes variações de preços com maior representatividade: a esponja de cozinha (Multiuso pacote com três unidades) teve um aumento de 80,88%, sendo encontrada por R$ 3,19 em julho e, agora, o menor preço foi de R$ 5,77.
Já o preço do tomate (quilo) teve uma redução de 80,13%: em julho, estava sendo comercializado por R$ 6,29 e, neste mês, por R$ 1,25.