Economia

Diferença de preços entre supermercados de Vitória chega a 85%, aponta Procon

O levantamento mostrou ainda que a maioria dos produtos teve um aumento no preço no meio da pandemia

Foto: Divulgação/Abas

O Procon Vitória divulgou nesta terça-feira (19) a segunda pesquisa comparativa de preços de itens de primeira necessidade neste período de pandemia do novo coronavírus. 

A diferença nos preços de alguns alimentos chega até 85,27% entre os supermercados, aponta o levantamento. Por exemplo, a esponja de aço (60g – 8 unidades), vendida por R$ 1,29 em um estabelecimento e, no outro, por R$ 2,39. 

Para o sabão em pó (caixa – 2kg), a diferença chega a 82,06%. A variação no preço do macarrão (massa com ovos – espaguete – 500g) ultrapassa 56%, variando de R$3,18 a R$ 4,99.

O papel higiênico (60 metros – folha simples – 12 rolos) apresentou variação superior a 55%: R$ 11,58 e R$17,99.

O levantamento mostrou ainda que a maioria dos produtos teve um aumento no preço no meio da pandemia. Da lista dos 18 produtos da lista do Procon, o item que teve o maior aumento foi o alho. O quilo do produto (1kg) teve um aumento de 59,41%: em março, o menor preço era de R$15,99 e, agora, o menor é R$ 25,49.

Mais gastos

A pesquisa do Procon Vitória confirma que o consumidor tem gastado mais para comprar os itens da lista básica de produtos de primeira necessidade. Em fevereiro, o consumidor pagava R$ 118,93. Já em março, para adquirir os mesmos produtos, só colocando no carrinho os itens com menor preço, o consumidor pagou mais:R$ 121,59. Agora, a mesma lista sai por R$ 134,02.

“Chegamos a esses dados analisando apenas os menores preços de cada produto encontrado em cada mês especificado, desconsiderando a identificação dos estabelecimentos”, explicou a economista do órgão, Larissa Ciciliotti.

Referência

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explicou que a pesquisa é uma referência para os consumidores. “Neste período de pandemia, em que as famílias estão elencando suas prioridades, listamos os 18 itens apontados pelos consumidores como ainda mais essenciais. A pesquisa aponta onde e em quais itens o consumidor pode economizar”, ressalta.

Herica Correa Souza acrescentou que a pesquisa foi realizada no último dia 12 de maio em nove estabelecimentos de diferentes regiões de Vitória. Na pesquisa mensal original, são 64 produtos: 17 itens no segmento de alimentação; três no segmento de carnes e aves; cinco de padaria; três de bebidas; 12 de frutas e verduras; oito de higiene pessoal; dez de cuidados domésticos e seis no setor de higiene e cuidados infantis.

Confira o relatório completo clicando aqui.