A Receita Federal vai liberar o pagamento do 7º lote de restituição do Imposto de Renda 2016 nesta quinta-feira (15). No Espírito Santo, 33.840 contribuintes receberão R$ 44.915.276,30 em restituição.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.=
Malha Fina
A RF informou o número de contribuintes que ficaram na malha fina. No Espírito Santo, 23.354 pessoas estão nessa situação. Em todo o país são 771.801 contribuintes que tiveram suas declarações reprovadas. A omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes é o principal motivo para retenção das declarações.
Para retificar os dados informados e sair da malha fina, o contribuinte deve consultar a página da Receita, acessar o extrato da declaração, avaliar as inconsistências e fazer a regularização por meio da entrega de declaração retificadora. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IR e situação cadastral no CPF.