Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Lael Brainard alertou nesta terça-feira para o risco de que as mudanças climáticas levem a “perdas significativas” nos mercados financeiros, caso não haja uma preparação adequada. “Gerenciamento de risco robusto, análise de cenário, divulgações consistentes e comparáveis, e planos futuros podem ajudar a garantir que o sistema financeiro seja resiliente aos riscos relacionados ao clima”, disse, durante evento virtual.
“Dadas as implicações das mudanças climáticas para as instituições financeiras individuais e para o setor financeiro como um todo, precisamos de uma estrutura que incorpore tanto considerações microprudenciais quanto macroprudenciais”, ressaltou.
Entre os objetivos, Brainard revelou que o Fed avalia as maneiras pelas quais as transformações climáticas podem amplificar vulnerabilidades no sistema. “As mudanças climáticas podem ser vistas como semelhantes a outros choques de estabilidade financeira vindos de fora do sistema, como a covid-19, que são difíceis de prever com precisão e podem levar a uma reavaliação abrupta de uma ampla gama de resultados econômicos e financeiros, preços e incentivos”, explicou.