Economia

Documentos da declaração do IR devem ser guardados por 6 anos

Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, afirma que o prazo para manter a posse dos documentos equivale a cinco anos mais o ano da entrega

Foto: Divulgação

Os contribuintes que já transmitiram a declaração de Imposto de Renda 2020 para a base de dados da Receita Federal devem manter guardada toda a documentação utilizada no preenchimento ao menos até 2026.

Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, afirma que o prazo para manter a posse dos documentos equivale a cinco anos mais o ano da entrega.

“A declaração do Imposto de Renda começa a contar a decadência de 2019 no momento em que se entrega ela para o Fisco. Então, a Receita tem até 2025 para fiscalizar 2019”, explica Domingos.

A medida visa proteger o contribuinte na hora de prestar eventuais esclarecimentos à Receita Federal durante a fase de cruzamento de dados.

Entre os documentos a serem guardados aparecem informes de rendimentos, comprovantes de despesas com saúde e educação, dados bancários referentes ao dia 31 de dezembro de 2019 e comprovações de compra ou venda de bens.

FONTE: Portal R7