Economia

Dúvidas sobre finanças? Sebrae oferece mentoria gratuita e online para microempreendedores

Ao todo, são 200 vagas para os empreendedores que desejam aprender mais sobre finanças; as inscrições vão até a próxima sexta-feira (25)

Foto: Divulgação

Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas viram no  empreendedorismo uma boa alternativa para driblar a crise e o desemprego. No Espírito Santo, atualmente, existem cerca de 375 mil micro e pequenas empresas. Muitas empreendedores, no entanto, possuem dúvidas sobre finanças.

Foto: Reprodução TV Vitória

As irmãs Flora e Gabriela são sócias de um pequeno negócio de cosméticos, em que produzem shampoos e condicionadores em barra. Uma advogada e a outra é professora de Química. 

“É nosso primeiro emprego juntas e no meio da pandemia. Então não faltaram desafios, principalmente nesse ponto de vista financeiro”, explicou Gabriela Machado.  

Para tirar dúvidas como a das irmãs, o Sebrae vai realizar uma mentoria online e totalmente gratuita. Durante as reuniões serão discutidos temas como renegociar dívidas, reduzir custos na crise, inteligência tributária e outros.

Estão sendo ofertadas 200 vagas aos capixabas e as inscrições vão até a sexta-feira (25). Para se inscrever basta acessar o site conteudo.es.sebrae.com.br/financas.

Para solicitar uma das mentorias é obrigatório possuir CNPJ. Além disso, é permitido apenas  uma mentoria por CNPJ.

Dicas de especialista
Segundo levantamento  feito pela Serasa Experian, o maior problema financeiro das micro e pequenas empresas é o crédito. Cerca de 45% de microempresários  precisaram pegar empréstimos. Destes, inclusive, 5% estão devendo. 

A analista do Sebrae, Renata Braga, deu algumas dicas para que os futuros empreendedores possam levar os negócios de maneira tranquila e equilibrada.

 “A principal questão é identificar os principais gargalos da parte financeira. Pagamentos de juros, taxas e outros”, explicou. 

Para quem está endividado e pensa em negociação para se tornar empreendedor, ela também deixa dicas.

“Pior que está endividado, é assumir uma renegociação e não poder cumprir. Então ele tem que fazer a realocação de despesas e também estar disposto a fazer, para saber também quais são as despesas dele”, disse Renata. 

*Com informações do  repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/RecordTV