O ano começou com muito otimismo na área comercial. Pelo menos é o que indicam informações baseadas em uma análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Segundo a federação, em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória atingiu a marca de 126,5 pontos, maior registrada desde 2012.
A avaliação das condições atuais da economia avançou 14,6% em relação ao mês anterior e 14,0% contra o mesmo mês do ano passado, marcando 97,6 pontos. O índice das expectativas para os próximos meses teve alta de 1,3% referente a dezembro de 2018 e 11,1% frente ao ano passado, avançando no nível otimista para 168,7 pontos. Já o que avalia as condições de investimentos (IIEC) cresceu 6,2% na variação mensal e 0,8% na comparação anual, ficando em 113,3 pontos.
De acordo com as informações da Fecomércio-ES, a alta se dá, principalmente, pela melhoria no subíndice que avalia as condições atuais em relação à economia, ao setor e à empresa. Além da colaboração da avaliação de investimentos e as expectativas – este se encontra no nível mais otimista de toda a série histórica, iniciada em 2011.
Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, os empresários do comércio apostam em 2019 para a retomada mais consistente das vendas. “O ano de 2018 já deu um fôlego para o setor e as vendas do comércio fecharam o ano com crescimento, depois de três anos consecutivos de recuo”, conta Sepulcri.
Cenário brasileiro
O ICEC apurado para o Brasil marcou 120,9 pontos no mês de janeiro de 2019 o que representou uma alta de 5,6% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve crescimento de 9,8%.