Visando ajudar nesse momento de pandemia, o professor Flávio Cavalcante, da Fundação Getulio Vargas (FGV) e CEO da Humanize, lança o livro: ACERTAR É HUMANO, no qual apresenta uma metodologia de demissão humanizada e de recolocação rápida para empresários e colaboradores, respectivamente no mercado.
O que um dia foi Recurso Humano, depois virou Gestão de Talentos, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de RH, agora é Gestão Estratégica de Inteligências. É como define o Cavalcante após pesquisa de 6 anos sobre o tema.
O livro é gratuito. Clique e baixe o seu!
“Resolvi liberar o livro porque a crise se ampliou e as pessoas estão desesperadas e queremos ajudar. Prevemos por volta de até 200 mil novos desempregados no Espírito Santo até o fim da crise, dependendo do prolongamento do confinamento, vamos dobrar esse número, e as pessoas vão precisar muito disso. Seria um livro pago, mas optamos por liberar de forma gratuita para ver se ajudamos um maior número de pessoas.”
Cavalcante acredita que no momento o que importa é ajudar. “O fato de ser gratuito é algo que eu trouxe para a minha vida. Sempre que eu puder fazer alguma coisa que ajude muito as pessoas, não vou cobrar por isso. A ideia é ajudar”.
Mas afinal, qual é a maior necessidade do trabalhador brasileiro? A recolocação mais rápida no mercado de trabalho. Além do possível caso de demissão e no que tange as empresas, uma das mais importantes necessidades é a redução/gestão do risco de ações trabalhistas. Cavalcante expõe isso no livro gratuito para empresários e colaboradores no qual aborda como demite de forma humanizada e como se recolocar de forma mais rápida no mercado. “Não adianta cobrar se não tiver um mercado lá na frente. Não é o livro completo, mas já é a base do que é necessário para o colaborar e empresário”.
O custo para as empresas que não gerenciam o risco trabalhista está no aumento do número de ações trabalhistas e no valor nominal da ação, ou seja, investir na recolocação do ex-colaborador reduz o impacto da demissão, aumentando a percepção de empresa parceira, dificultando as ações trabalhistas e no pior dos casos reduzindo a percepção negativa da empresa perante ao Juiz do Trabalho.
Com um investimento muito pequeno, foi aumentada a segurança das empresas no que se refere a evitar ações trabalhistas, reforçar seu marketing social (afinal é a uma empresa que recoloca seus ex-funcionários).
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Gerencial (IBPG) entre 2015 e 2019, foi demonstrado que somente 16,23% das empresas humanizam as demissões e que essas tem em média 41,32% menos ações trabalhistas e até 48,34% de custos com cada ação. A mesma pesquisa mostra que somente 7,87% das empresas ajudaram na recolocação do ex-colaborador e que isso reduziu em 53,52% as ações trabalhistas e até 64,93% dos custos com cada ação, demonstrando o resultado do processo de recolocação.
Outros dados que são relevantes: 80,18% das 3.285 pessoas entrevistadas acreditam que uma demissão pode gerar trauma e 57,13% acreditam que traumas podem gerar ações trabalhistas. 93,41% alegaram que gostariam de receber da empresa um pacote de recolocação e assim reduzir o tempo fora do mercado.
“Após a aplicação do programa Humanize mais de 82,19% dos profissionais que participaram viam as ex-empresas com maior admiração, que 74.11% deles se recoloquem até nos 5 meses subsequentes, que as ações trabalhistas contra as empresas impetradas pelo participantes dos cursos caiam da ordem de 48.22% e que cada um deles recebam pelo menos 5 oportunidades de emprego no decorrer dos 90 dias do programa”, disse Cavalcante.
O projeto Humanize leva em consideração os seguintes indicadores: redução de ações trabalhistas, melhoria da percepção dos ex-colaboradores sobre as empresas das quais foram desligadas, velocidade de recolocação do colaborador.
Ofertando a metodologia PEP – Planejamento Estratégico Pessoal, para direcionar o ex-colaborador criando nele a importância de sua imagem profissional (e por consequência o receio de sujar sua marca com uma ação trabalhista), trabalhamos a formação eficiente e científica de currículos desenvolvida exclusivamente por nós, associada às técnicas de como melhorar a entrevista.
É feito um trabalho de redução de pontos negativos do candidato, aumentando a velocidade de recolocação dele e diminuindo sistematicamente os riscos e impactos de ações trabalhistas, posto que o ex-colaborador se sente prestigiado e protegido por sua ex-empresa.
Cavalcante deu uma dica para todos que estão no mercado. “Invista na sua Marca… Pense na Terceira Jornada, você pode ofertar as pessoas e criar uma renda extra, conhecimentos que lhe serão úteis, assim as empresas além de contratarem um profissional top, irão associar suas marcas a um multiplicador de conhecimento.
E complementou: “Tranquilidade… sei que as contas continuam chegando, mas calma. Não é qualquer vaga, de qualquer jeito… Pois se for dessa maneira, logo você estará novamente sendo desligado da próxima empresa. ok?”.