Em um ano totalmente atípico, a Unimed Vitória vem adotando medidas rápidas e eficientes para superar os desafios trazidos pela pandemia e atender às novas demandas. O processo de digitalização, que já vinha acontecendo de forma gradual, foi acelerado.
“Estamos adotando várias ações com o objetivo de continuar oferecendo os melhores serviços durante este momento peculiar e desafiador que estamos vivendo: telemedicina, visitas virtuais aos pacientes de Covid-19, boletim médico virtual, central telefônica de atendimento sobre o novo coronavírus, acompanhamento remoto de pacientes crônicos e gestantes e inúmeras outras medidas, sempre seguindo todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, enumera o diretor-presidente da cooperativa, Fernando Ronchi.
Um dos destaques de 2020 é a teleconsulta. O serviço está disponível para todas as especialidades, de modo a garantir atendimento remoto com segurança e qualidade. Outra medida importante é a teletriagem, em que o paciente pode tirar dúvidas sobre sintomas da Covid-19 por meio de uma central de atendimento telefônico. O telemonitoramento dos pacientes com doenças crônicas e a prescrição de medicamentos on-line também ganharam mais força no decorrer do ano.
A cooperativa desenvolveu ainda um sistema de desinfecção por radiação ultravioleta, com emissão de raios UV-C, no Hospital Unimed Vitória. É um método adjuvante ao processo de esterilização que já é feito com produtos químicos. O equipamento foi desenvolvido pela equipe de engenharia da cooperativa. E a Central de Inteligência Regulatória está a postos durante toda a crise do coronavírus para checar se há leito no Hospital da Unimed Vitória ou na rede credenciada para atender o paciente.
Além de todas as ações de segurança implementadas pelo Hospital Unimed Vitória, pronto atendimento e demais unidades, a cooperativa segue investindo significativamente em humanização. A musicoterapia, em que colaboradores levam música ao vivo, com voz e violão, constantemente ganha os corredores da UTI e da área destinada aos casos de Covid-19. Os pacientes isolados podem ainda receber visitas virtuais de seus familiares por meio de chamada de vídeo em um tablet destinado exclusivamente a isso.