Nesta terça-feira (12), a Oxford Porcelanas irá inaugurar sua primeira fábrica fora do estado de Santa Catarina: a nova unidade será na cidade de São Mateus, no Norte capixaba. Para trabalhar na filial do Estado, 350 pessoas já foram contratadas e a empresa estima que, entre cinco e sete anos, o quadro funcional alcance 870 vagas.
O investimento da Oxford nesta nova unidade foi de R$ 60 milhões. Este ano, São Mateus deve responder pela produção de 8 milhões de peças. Porém, a expectativa é que a nova fábrica chegue a produzir 15 milhões de peças por ano, um quarto da fabricação total da marca.Nesta fábrica, a Oxford concentra a fabricação nos produtos da marca Biona, que é a sua linha mais popular produzida em cerâmica.
Com isso, Oxford projeta crescer 8,5% neste ano, já considerando a produção da nova unidade. “Esta unidade, desenvolvida com o que há de mais moderno em equipamentos para o setor, visa a atender uma demanda crescente de produtos com uma relação custo/benefício mais econômica.”, diz o diretor-superintendente da Oxford, Irineu Weihermann.
Na construção da nova fábrica, a Oxford buscou ainda investir em um projeto construtivo limpo, que prevê água de reuso e com 100% dos resíduos sendo reaproveitados pelo sistema operacional. A nova unidade também vai utilizar gás natural – assim como a fábrica de São Bento do Sul, um combustível que não libera gases tóxicos no meio ambiente.