Economia

Empresa anuncia investimento de R$ 240 milhões no Espírito Santo

A capixaba Vipetro Petróleo S/A amplia produção de petróleo em terra em São Mateus e Linhares e apresenta oportunidades para fornecedores durante feira

A previsão é perfurar 38 poços para o desenvolvimento das jazidas já descobertas Foto: Divulgação

As oportunidades e investimentos para a cadeia produtiva do setor petrolífero serão temas centrais da 3ª Conferência Petróleo, Gás e Indústria Naval promovida dias 22 e 23 de julho, na MEC SHOW 2014, no Carapina Centro de Eventos. Um dos exemplos de crescimento desse setor é a empresa capixaba Vipetro Petróleo S/A, que vai anunciar no evento a previsão de investir R$ 240 milhões no Espírito Santo nos próximos oito anos.

Durante a palestra “Oportunidades On-shore no Espírito Santo”, o diretor da empresa, Raphael Souza, irá dar detalhes desse investimento. Ele antecipa que o montante será destinado à perfuração de novos poços em terra a serem somados aos 17 já existentes em São Mateus e Linhares, no Norte do Estado.

De acordo com ele, “a previsão é perfurar 38 poços para o desenvolvimento das jazidas já descobertas. Outros 22 são para novos prospectos. Todos os poços serão perfurados aqui mesmo no Espírito Santo”, adiantou.

Além disso, a Vipetro – que é voltada para a logística de empresas petrolíferas, além de E&P de Petróleo – aguarda a declaração de comercialidade de dois blocos exploratórios de petróleo.

A previsão é que ainda este ano um dos blocos, que fica em São Mateus, seja liberado para exploração. “O outro está em Linhares. Acreditamos que a comercialização seja emitida até 2015”, contou o diretor Raphael Souza.

Segundo ele, a Vipetro tem ainda um terceiro bloco exploratório. “Na verdade, este terceiro já se tornou o Campo de Tucano, localizado também em São Mateus. Com isso, a comercialização já foi liberada e novos investimentos estão por vir”, explicou.

Outras abordagens para investimento no setor Petróleo e Gás serão apresentadas através do diretor da Shell, Flávio Rodrigues; gerente-geral da Petrobras no Estado, José Marcusso; com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento, Nery De Rossi. Estas palestras fazem parte do Painel I da conferência que vai acontecer das 15 às 17horas, no dia 22 de julho.