Economia

Empresa de eletrodomésticos confirma investimento milionário em Linhares, no Norte do ES

O investimento vai ser de R$ 200 milhões. Mil empregos devem ser gerados logo na primeira fase de instalação

Foto: Divulgação
Obras da unidade de Linhares devem começar em março.

Em reunião no Palácio Anchieta, com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, a empresa de eletrodomésticos Britânia confirmou, oficialmente, a implantação de uma unidade da fábrica em Linhares, no Norte do estado. O anúncio foi feito na tarde dessa quarta-feira (15).

As conversas com a empresa começaram há pouco mais de três anos. E, no mês passado, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, chegou a se reunir com executivos da Britânia, na sede da empresa no Paraná, que já tinham mostrado interesse em se instalar no município. Nessa quarta, diretores bateram o martelo. O investimento é de aproximadamente R$ 200 milhões.

“São quase 200 milhões de reais em investimento, gerando praticamente mil empregos na primeira fase, além de ser uma empresa consolidada no mercado brasileiro”, aponta o governador Renato Casagrande.

Vão ser fabricados em Linhares aparelhos eletroportáteis, como liquidificadores, multiprocessadores e ventiladores. As obras devem começar em março. A unidade deve ocupar uma área de 65 mil metros quadrados, às margens da BR-101, no bairro Bebedouro. A previsão de início das operações é 2021.

O diretor presidente da Britânia, César Eduardo Buffara, detalha o que motivou a empresa a escolher a região para a construção de mais uma unidade. “As contas públicas do Espírito Santo são extremamente equilibradas e isso gera confiança para nós, investidores. Seria muito bom se todo o Brasil adotasse essa preocupação com o equilíbrio fiscal. Vale destacar que também é um Estado que tem uma localização muito estratégica, que facilitará nossa importação de insumos, além de nos permitir abastecer todo o Brasil com os nossos produtos”, esclarece.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, também participou da reunião. “Temos uma localização estratégica, ambiente de negócios favoráveis e vocação logística que atraem os potenciais investidores. E a nota A do Tesouro Nacional certifica o Município como bom pagador, indicando que está organizado financeiramente. E isso é importante para que os investidores tenham certeza de que poderão fazer um bom negócio local”, disse.

A Fábrica

Fundada em 1956, a Britânia Eletrodomésticos, com sede em Curitiba (PR), começou fabricando fogões, fogareiros e móveis metálicos, para, em seguida, entrar no mercado de eletroportáteis. As linhas de produção envolvem cerca de 160 produtos, desde casa e cozinha a beleza, som, ventilação e climatização.

A empresa é detentora da marca americana Philco no Brasil, e comercializa equipamentos de áudio e vídeo da marca.