2020 foi um ano que exigiu da maioria das pessoas uma mudança de planos repentina. Assim foi também na trajetória da empresa responsável pelo serviço público de limpeza urbana de Aracruz, a SA Ambiental, que, além de ter buscado novas formas de atuação para fazer frente ao novo coronavírus – tendo sido o primeiro município do Estado a executar a desinfecção de ruas, praças, pontos de ônibus e outros espaços públicos –, também deu continuidade às suas ações sociais de apoio ao esporte, à preservação da saúde dos seus empregados e à promoção do cuidado com o meio ambiente.
Completando 20 anos e com atuação também nos estados da Bahia e de São Paulo, a SA Ambiental, sem medir esforços e com uma reação rápida, conforme relata o diretor presidente Sérgio Vasconcellos, utilizou durante todo este ano dois caminhões-pipa com solução sanitizante (hipoclorito), um caminhão com sistema de aspersão da mesma solução em névoa, além de seis atomizadores/nebulizadores motorizados de ultrabaixo volume e dez pulverizadores costais em operações de higienização, que também foram levadas às cidades de Ibiraçu (ES) e São Sebastião (SP).
Como serviço essencial, para que seus empregados pudessem continuar trabalhando de forma segura, a empresa adotou rigorosos protocolos de prevenção e higienização, incluindo a aferição de temperatura no início de cada jornada de trabalho e a higienização constante das mãos com álcool em gel. A SA Ambiental ainda inovou colocando em prática no Estado o túnel automatizado de desinfecção.
Com matriz estabelecida em Aracruz e vencedora da licitação para a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos da cidade, a SA Ambiental vem utilizando o que há de mais moderno na área, e ainda implantando por iniciativa própria, sem custos para a administração municipal, melhorias como a instalação de 130 kits de lixeiras para difundir a cultura da coleta seletiva de lixo na região.
Ainda visando cumprir o seu papel para a sustentabilidade, a SA Ambiental doou e instalou no município mais de 700 papeleiras e 80 contentores de 1,1 mil litros, que foram estrategicamente posicionados nos principais pontos de geração de resíduos da cidade.
Outra contribuição foi à criação do primeiro ecoponto de Aracruz em parceria com a prefeitura. “O espaço de descarte de entulhos está situado no bairro Itaputera e recebe pequenas quantidades de resíduos de construção como tijolos e restos de azulejos (até 1m³/dia por cada gerador), resíduos volumosos (colchões, eletrodomésticos, móveis e madeiras), materiais recicláveis (papéis, plásticos, metais e vidros) e podas de árvore”, informa o diretor presidente.
Já atuante na área de educação ambiental, tendo implantado em 2018 um canteiro de plantas medicinais, uma horta comunitária e um pomar de pequeno porte com meliponário em sua sede, no bairro De Carli, em Aracruz, a SA Ambiental este ano agregou lagos ornamentais e um espaço de vivência, transformando-o em um ambiente educador ao ar livre.
Já tendo recebido cerca de três mil alunos nos dois primeiros anos de funcionamento, o projeto foi paralisado por conta da pandemia, mas será retomado assim que possível para estreitar ainda mais a relação dos visitantes com a natureza, fomentando uma consciência ambientalmente responsável.
O compromisso da SA Ambiental estende-se também para a área social com o apoio a diversos atletas amadores capixabas. Segundo Sérgio Vasconcellos, a empresa acredita no esporte como elemento de melhoria para a vida das pessoas e geração de valor para a sociedade. Por isso, patrocina eventos esportivos, como o IronCruz Endurance Triathlon, que em novembro levou a Aracruz grandes nomes da modalidade no Estado e no Brasil.
PRINCIPAIS AÇÕES EM 2020
• Busca por soluções inovadoras para fazer frente à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, tendo pioneirismo nas ações efetivas de combate;
• Conclusão da instalação de kits de lixeiras seletivas em Aracruz, por iniciativa própria, com custo zero para a administração municipal;
• Criação do primeiro ecoponto de Aracruz em parceria com a prefeitura;
• Doação de 80 contentores de 1,1 mil litros cada para o munícipio de Aracruz;
• Investimentos em tecnologia e equipamentos no sentido de evoluir e melhorar o sistema de limpeza pública;
• Manutenção da iniciativa de apoio ao esporte como ferramenta de transformação;
• Reformulação do site institucional (www.saambiental.com.br).
SAIBA MAIS
Mais informações sobre a SA Ambiental podem ser obtidas em www.saambiental.com.br. O site foi modernizado este ano e traz dados dos serviços prestados e projetos executados pela empresa.