Economia

Empresa que realizará obras do Aeroporto de Vitória deve ser conhecida nesta quinta-feira

A contratação será feita pela modalidade RDC. Neste caso, a empresa vencedora é a que apresenta o menor preço para a execução dos serviços. As obras estão paralisadas desde 2008

Segundo o presidente da Infraero, as obras poderão ser retomadas em janeiro de 2015 Foto: Divulgação

A empresa que deverá executar as obras do Aeroporto de Vitória deverá ser conhecida nesta quinta-feira (20). Este foi o prazo estipulado pela Infraero para a abertura dos editais. As obras estão paralisadas desde 2008.

No dia 04 deste mês, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, informou que 35 empresas retiraram o edital da concorrência pública. Na ocasião, Vale também disse que a expectativa é de que as obras sejam retomadas em janeiro de 2015.

A contratação será feita pela modalidade RDC (Regime Diferenciado de Contratação). Neste caso, a empresa vencedora é a que apresenta o menor preço para a execução dos serviços.

Adiamento

O anúncio da criação do novo processo licitatório foi feito pela presidente Dilma Rousseff em visita à capital capixaba, em julho. 

A abertura das propostas estava prevista para o dia 07 de outubro, mas o prazo foi adiado. Segundo a assessoria da Infraero, a data para a abertura das propostas foi estendida a pedido das próprias empresas que participarão da licitação. Os grupos interessados na licitação solicitaram mais tempo para elaborar as propostas. 

Atrasos

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, já recebeu os projetos executivos e de orçamento para a ampliação do Aeroporto de Vitória e a previsão era de que os trabalhos fossem reiniciados em junho, o que não aconteceu. 

As obras do aeroporto estão paralisadas desde 2008, quando o TCU determinou a suspensão dos trabalhados devido às irregularidades nos contratos. O projeto prevê a ampliação do terminal de passageiros, além da reforma e ampliação das pistas. O prazo para a execução das obras é de 24 meses a partir da data de liberação pelo TCU.