O novo centro de eventos que será construído na área do Aeroporto de Vitória por um grupo de investidores dos setores de entretenimento e gastronomia terá capacidade para 10 mil pessoas e será um edifício com redução de impacto ambiental.
Por trás do investimento de R$ 20 milhões, com inauguração prevista para 2026, está um desejo: atrair a Vitória Stone Fair, feira do mármore e granito.
Em entrevista ao Folha Vitória, Felipe Tavares, um dos sócios do empreendimento, destacou o interesse em receber futuramente a tradicional feira do mármore e granito que, no ano que vem, será realizada em São Paulo, com o nome de Marmomac Brazil.
“Queremos atender todos os tipos de eventos, inclusive o anúncio da saída da feira do mármore do Espírito Santo (que é referência no setor) para São Paulo, reforçou ainda mais a necessidade de um centro de eventos como o que queremos construir. Certamente teremos todo interesse de receber a feira de mármore e granito, eventos como o próprio Exagerado, entre outras feiras e congressos”, destacou Felipe Tavares.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Tavares disse que o contrato com a Zurich Airports já foi assinado e que a expectativa é que o espaço seja inaugurado em 2026. A concessão da área é válida até outubro de 2049.
O investimento que está sendo realizado é de cerca de R$ 20 milhões, segundo Tavares.
“O contrato já está assinado. Esperamos o momento certo para divulgar, pois ajustamos muita coisa no projeto, conversamos com muita gente e realizamos pesquisas de mercado, visitamos outros centros de eventos pelo Brasil, para chegar à concepção atual”, disse Tavares.
O centro de eventos climatizado e com acústica terá uma área total de 12,5 mil metros quadrados, pé direito de 15 metros, área garden, cozinha industrial, camarotes empresariais e camarins.
Um dos diferenciais é que o futuro espaço poderá sediar até três eventos simultaneamente, com o uso de divisórias removíveis. Isso permitirá, segundo Tavares, uma flexibilidade para produtores e organizadores de eventos, que poderão personalizar o ambiente de acordo com as necessidades específicas de cada evento.
Investimento em construção sustentável
Tavares explicou por que o grupo investidor decidiu conceber uma construção focando a sustentabilidade, com adoção de medidas como uso de painéis solares e captação de água da chuva:
“A iniciativa tem o aspecto do respeito ao meio ambiente. Queremos fazer não apenas o que a legislação determina, mas também buscar reduzir ao máximo qualquer impacto com o nosso projeto e também o aspecto econômico, pois entendemos que esses elementos de sustentabilidade trazem resultados financeiros no médio e longo prazo, e atraem marcas e parceiros que pensam dessa forma. Além disso, entendemos que é uma demanda da população e dos nossos clientes”, afirmou.
E que tipo de eventos o espaço sediará? Segundo Tavares, feiras, congressos, casamentos, formaturas, festas corporativas, festas privadas, stand-up, espetáculos, shows etc.
“Seremos um espaço para todos os produtores de eventos, para todos os públicos. Com o diferencial da localização, por ser ao lado do aeroporto e no meio da nossa Capital, com estacionamento e facilidade do público chegar e sair dos eventos”, destacou.
LEIA TAMBÉM | ESG: Como se preparar para eventos climáticos extremos?
Nome do espaço será comercializado
Assim como já feito em outras grandes arenas no Brasil, como Vivo Rio e Vibra São Paulo, o nome do novo centro de eventos estará disponível para comercialização.
Segundo Tavares, o “naming rights” permitirá à empresa patrocinadora não só nomear o local, mas também aproveitar uma ampla exposição em todos os tipos de eventos e promoções associadas ao centro.