Economia

Empresas capixabas poderão criar projetos tecnológicos para a Petrobras

O objetivo da Companhia é negociar licenças e, com isso, aumentar o número de fornecedores nacionais com capacidade para desenvolver produtos da indústria petrolífera

Empresas poderão conseguir licenças para desenvolver tecnologia petrolífera Foto: Divulgação

Aproveitando a reunião de empresas de metalmecânica, energia e automação do Estado presentes na MEC Show, a Petrobras apresentará, nesta quinta-feira (30), 14 patentes de produtos com tecnologia desenvolvida pela Petrobras e negociar licenças dessas tecnologias para aumentar o número de fornecedores nacionais com capacidade para desenvolver projetos nas áreas tecnológicas de controle de produção, equipamentos para bombeio e para dutos de produção, inspeção de dutos e ancoragem.

Depois do evento, que acontecerá a partir das 15h30, as empresas que demonstrarem interesse em desenvolver algum produto patenteado pela Companhia serão convidadas a se reunirem com o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás. É possível que várias empresas trabalhem juntas em uma mesma licença.   

O procedimento de licenciamento dependerá ainda de aprovação interna na companhia, que leva em conta fatores como a capacidade técnica da empresa interessada na obtenção da licença e a análise do plano de negócio para comercialização da tecnologia. 

Essa será a segunda vez seguida que a Petrobras participará da MEC Show. Em 2014, a empresa prestou mais de 350 atendimentos a empresas durante as rodadas de negócios e encontros nos postos de cadastramento em parceria com o Sebrae. Foram também apresentadas sete demandas tecnológicas, que já estão convertidas em projetos, hoje em andamento.