Economia

Empresas do setor de rochas celebram resultados e fecham novos negócios

Além de apresentarem as últimas tendências em maquinário, materiais e rochas ornamentais, os empresários aproveitaram o evento para firmarem novas parcerias

Foto: Cachoeiro Stone Fair/Divulgação

Empresas que atuam no setor de rochas ornamentais comemoraram os resultados e o fechamento de novos negócios na Cachoeiro Stone Fair, tradicional feira do mármore e granito que terminou nesta sexta (25), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

Além de apresentarem as últimas tendências em maquinário, materiais e rochas ornamentais, os empresários aproveitaram o evento para firmarem novas parcerias e participar da rodada de negócios. 

Foto: Cachoeiro Stone Fair/Divulgação

Ao todo, 200 marcas vindas de 10 estados do país, participaram da feira e encerraram a participação com balanço positivo. O evento também contou com expositores de países como China, Turquia, Espanha e Itália.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Diretor comercial da AGF, Mozart Pedroti, que já marca presença todos os anos na feira, avalia que esta edição foi uma das melhores em termos de vendas e negociações. 

“Sempre chegamos com algumas metas para o evento e, sem dúvidas, superamos todas as nossas expectativas. Fizemos ótimos negócios, vendemos bastante máquinas, principalmente as que trouxemos de lançamento e tivemos ótimas aberturas de negociação”, disse Pedroti.

Segundo dados da organização da Cachoeiro Stone Fair, 60% do que foi exposto na feira diziam respeito a máquinas, equipamentos, insumos e serviços, enquanto outros 40% se referiam aos mais variados tipos de rochas.

Foto: Cachoeiro Stone Fair/Divulgação

Depois de 10 anos, a Magnitos retomou sua participação na feira, chegando ao final da mostra com motivos para comemorar. Em três dias de evento, a empresa alcançou o faturamento de um mês inteiro. 

“Foi realmente um resultado muito positivo. Nós tivemos muitas visitas qualificadas durante esses dias que impulsionaram os bons negócios”, ressalta a diretora de marketing, Marcelle Magnago. A empresa trouxe os lançamentos dos quartzitos Vancouver e Mônaco, que foram sucesso de vendas nos primeiros dias.

Algumas negociações iniciadas durante os quatro dias de Cachoeiro Stone Fair devem se concretizar ao longo do ano. O ambiente favorável beneficiou empresas de grande e médio porte, mas também as marmorarias e empresas estreantes na feira. 

Foto: Cachoeiro Stone Fair/Divulgação

De Vargem Alta, no Sul do Estado, a marmoraria Pedra Angular, por exemplo, também tem motivos de sobra para celebrar os resultados:

“Realizamos vários contatos, deixamos muita coisa já engatilhada, realmente o resultado da participação foi muito bom”, comemora a arquiteta da empresa Manu Nogueira.

Deus grego marca presença em Cachoeiro

Um dos destaques da Cachoeiro Stone Fair deste ano foi a imagem de Zeus, deus da mitologia grega, esculpida em uma pedra de mármore nacional

Foto: Cachoeiro Stone Fair/Divulgação

A escultura foi exposta em um painel de cerca de nove metros de cumprimento. A imagem, em 3D, foi esculpida também em nove camadas, com a ajuda de máquina para mármore e granito e broca. O resultado chamou tanto a atenção que muitos visitantes pararam no local para tirar fotos.

Ambiente favorável para os negócios

A CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora da feira, Flávia Milaneze, ressalta que o encontro cumpriu com o seu objetivo de criar um ambiente favorável para o impulsionamento do setor. 

“A Cachoeiro Stone Fair é pensada para oferecer oportunidades para expositores e visitantes de estabelecer parcerias, crescer na visibilidade dentro do mercado e trocar experiências. E é com muita alegria e dedicação que nós conseguimos suprir essas expectativas todos os anos. E dessa vez não foi diferente!”, afirma Flávia.

Durante a feira foram realizadas palestras e rodadas de negócios com um grupo de dez compradores vindos da Alemanha, Portugal, Reino Unido, Egito, Emirados Árabes Unidos, Omã, Colômbia e Argentina, como parte do programa Exporta Brasil, promovido pela ApexBrasil. Eles negociaram com 24 empresas brasileiras do setor de rochas naturais. 

Foto: Cachoeiro Stone Fair/Divulgação

Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere; a Cachoeiro Stone Fair é promovida pelo Sindirochas e Cetemag; e conta com patrocínio do Sicoob, Findes, Sesi, Senai, Crea-ES, Banestes, Bandes e BNB.

Erika Santos, editora-executiva do Folha Vitória
Erika Santos Editora-executiva
Editora-executiva
Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa.