Economia

Empresas de cartão de crédito são as campeãs em reclamações de capixabas

No Espírito Santo, 25 Procons municipais e o estadual registraram, juntos, 127.393 atendimentos em 2015, um crescimento de 17,58% comparado aos últimos dois anos

Procons capixabas realizaram mais de 127 mil atendimentos Foto: Divulgação

O Procon-ES divulgou, nesta terça-feira (02), um balanço de atendimentos realizados aos capixabas durante o ano de 2015. Os números foram compilados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e reunidos em um boletim.

De acordo com o relatório, os segmentos mais reclamados no Estado foram o cartão de crédito, representando 13% das demandas; A principal queixa do consumidor está relacionada a procura por cálculo de prestações e negociação de dívidas.

“No último ano, o setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES registrou 4.722 atendimentos, enquanto os mutirões de negociação de dívidas totalizaram 17.501.

O Instituto é um dos poucos Procons do Estado que realiza esse tipo de atendimento e os mutirões têm proporcionado tranquilidade financeira aos lares de muitas famílias”, explicou a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

Depois dos cartões, o vice-campeão de reclamações é o setor de telefonia celular, seguido de telefonia fixa, banco comercial, TV por assinatura, aparelho celular, financeiras, cobrança indevida por concessionária de energia elétrica, móveis e eletrodomésticos da linha branca.

No Espírito Santo, atualmente, 25 Procons encontram-se integrados ao Sindec e juntos registraram 127.393 atendimentos em 2015, um crescimento de 17,58% comparado aos últimos dois anos. O Procon Estadual realizou 60.038 atendimentos aos consumidores capixabas, representando 47,13% do total dos Procons do Estado.