O presidente do Sindirochas, Tales Machado, e o executivo, Celmo de Freitas, se reuniram, na semana passada, com o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Cézar Duque, para discutir sobre as linhas de crédito oferecidas pelo banco aos empresários do arranjo produtivo local (APL), de rochas ornamentais do Espírito Santo, um dos principais do estado e um dos mais relevantes do mundo no segmento.
Formado por 1,2 mil empresas, o APL envolve uma cadeia produtiva numerosa e um parque industrial importante para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, além de ter impacto direto na balança comercial. Com o banco capixaba, empresários do ES têm acesso a crédito para investimento em exportação, máquinas e economia verde.
O atendimento ao setor é prioritário para o Bandes em sua estratégia de negócios. Para os empresários do APL de Rochas, o banco oferece recursos para investimento nas diferentes fases de produção, aquisição de maquinário e modernização do parque industrial.
“A forma de atuar do Bandes, próximo a setores prioritários para a economia capixaba, possibilita que empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento regionalmente equilibrado do Espírito Santo tenham um atendimento mais ágil e alinhado com a política de desenvolvimento do Governo”, destaca o diretor-presidente da instituição, Maurício Cézar Duque.
Para incentivar a competitividade do setor, o Bandes oferece soluções de crédito que abarcam tanto o mercado nacional, quanto às necessidades para as empresas que querem buscar o mercado internacional. Entre as soluções de crédito, estão financiamentos para produtos e serviços. Anteriormente chamado Fundesul, o programa com as linhas que atendem ao Sul do Estado se transformou em um novo produto, o Fundepar Investimento Sul. O Bandes apoia a implantação, a expansão, a modernização e o desenvolvimento tecnológico das empresas, incluindo a aquisição de equipamentos importados.