Economia

Endividamento das famílias de Vitória tem menor índice em três anos, diz Fecomércio

Levantamento aponta que, em outubro, 29,3% das famílias estavam com pelo menos uma conta atrasada, menor percentual desde agosto de 2016

Foto: TV Vitória

A inadimplência das famílias de Vitória registrou, no mês de outubro, o menor percentual desde agosto de 2016, atingindo 29,3% do total. O percentual corresponde a cerca de 38 mil famílias que declaram ter pelo menos uma conta ou dívida em atraso. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

O levantamento também indicou um crescimento do percentual de famílias inadimplentes que declararam não ter condições de pagar suas dívidas atrasadas no próximo mês. Esse indicador, que passou o ano de 2019 em torno de 12%, atingiu, em outubro, o patamar de 15,9%.

Ainda segundo a Fecomércio-ES, para o final de ano, a renda extra da liberação do FGTS, do Pis e Pasep, além do 13º salário, deverão contribuir para um melhor ajuste no orçamento familiar e para novas compras.